Boa Cerveja-Feira #334… Fortune Ink

Esta semana iremos nos deleitar com o conteúdo de dentro e de fora da lata, com um estilo pouco usado e com uma arte que remete uma técnica que poucos dominam, com a Fortune Ink.

Esta cerveja é produzida pela Dádiva, dentro de uma linha de cervejas usando lúpulos neozelandeses e com uma arte baseada nas tatuagens maori.

O termo fortune remete a afortunados e a sorte, e seguindo esta linha foi indicar uma obra que tem um toque de sorte e magia chamada “Os Livros da Magia”.

Esta revista tem enredo de Neil Gaiman, e por ter sido lançada em uma série de 4 edições temos artes de John Bolton, Scott Hampton, Charles Vess e Paul Johnson. Nesta revista um jovem é apresentado ao mundo da magia por quatro magos do universo DC/Vertigo, dentre eles John Constantine.

A revista é uma história fechada que usa a jornada do jovem Timothy conhecendo as dimensão e personagens mágicos, e isso é como se o leitor fosse guiado juntamente com ele por este mundo, sendo apresentado aos personagens, histórias e conceitos.


Fortune Ink

Fortune InkDados Técnicos:

Cerveja: Fortune Ink
Estilo: Grisette
Teor: 3,2 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,75


A Fortune Ink se apresenta em tom amarelo palha bastante claro, cristalino e brilhante, porem ao final da lata temos a inclusão do fermento no copo e a cerveja ganha uma opacidade clara. A espuma branca e abundante é bastante persistente.

No aroma encontramos notas frutadas de frutas brancas e um leve cítrico que remetem a uva verde, lichia e pera. Em segundo plano notas de malte e trigo, leve condimento e rústico.

Ao provarmos encontramos uma cerveja de corpo baixo e alta carbonatação. Enquanto que no paladar temos notas cítricas e frutadas suaves, que remetem a lichia, limão Haiti e leve herbal. Já em segundo plano temos notas de malte que remetem a casca de pão, leve condimentado que remete a pimenta branca e um amargor herbal discreto e persistente.

O aftertaste traz notas cítricas suaves acompanhadas por leve amargor herbal persistente e um final delicado e seco.

A Fortune Ink é uma cerveja que usa o estilo como uma tela para o uso das características do lúpulo Nelson Sauvin, se tornando um exemplar muito agradável e delicado. O drinkability da cerveja é muito alto, leve e agradável com um final seco e deixando espaço para muito mais que uma lata.


Para a harmonização devemos ter em vista as notas suaves e frutadas da cerveja e que qualquer prato mais forte pode sobrepor aos sabores da cerveja.

Minha sugestão é harmonizarmos com crostini com lemon pepper. Iremos usar este petisco informal para acompanhar a Fortune Ink, que pede este clima mais informal. Iremos destacar tanto as notas cítricas quanto o leve condimentado da cerveja com as notas do cristini.

Prost!

Fabrizio Guzzon