Boa Cerveja-Feira #326… Heilige Barley Wine

Esta semana vamos aproveitar a total aleatorização do fluxo temporal e aproveitar que resolveram adiantar o inverno junto com alguns feriados e provar a Heilige Barley Wine.

Como o próprio nome indicada, esta cerveja é produzida pela Heilige, fundada em 2010 lá em Santa Cruz do Sul. Já falamos desta cervejaria antes, na coluna da Heilige Weissbier e na Double Red Ale.

Fechando as indicações de podcasts deste mês vou indicar mais um podcast de RPG, mas diferente da indicação do RPGNext que trabalha com campanhas longas, vou indicar o RPGuaxa que trabalha com “one shots”, ou seja, aventuras com começo, meio e fim dentro do mesmo episódio.

As temáticas variam desde mundo fantásticos medievais até futuros alternativos, deixarei aqui dois episódios que apresentam um enredo muito bom, o primeiro com uma temática mais madura e muito envolvente, e o segundo um especial de Natal bem leve e divertido.

RPGuaxa #38 – A Falta de Michele

RPGuaxa #10 – Onde está o Natal Norte Coreano?


Heilige Barley Wine

Heilige Barley WineDados Técnicos:

Cerveja: Heilige Barley Wine
Estilo: Barley Wine
Teor: 9,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 375 ml
Nota: 3,75


Cerveja marrom escura com reflexos vermelhos, praticamente opaca. A espuma se forma com bolhas pequenas em tom bege e pouco persistente.

O aroma apresenta um cenário bastante complexo, notas amadeiradas e com malte bastante evidente, percepção vinificada que remete a vinho do porto e xerez. Em segundo plano encontramos notas de caramelo, castanhas e amêndoas e notas licorosas que remetem a whisky.

Ao provarmos a Heilige Barley Wine percebemos corpo alto e baixa carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos o dulçor do malte equilibrado com a tosta do malte. Em segundo plano ainda encontramos notas amadeiradas e percepção de castanhas, tâmaras secas e leve licoroso.

Já no aftertaste temos as notas de tosta e suave amargor surgindo de maneira crescente e ganhando espaço, acompanhadas pelas notas de frutas secas e leve percepção de madeira, com final aquecido e levemente adocicado.

A Heilige Barley Wine consegue trazer um equilíbrio entre a potência do teor alcoólico e presença do malte e as notas complementares de madeira, vinificação e frutas secas.


Todas estas notas apresentadas pela Heilige Barley Wine dão uma ampla de opções a serem trabalhadas na harmonização, e optarei por aproveitar as notas complementares que a cerveja apresenta.

Minha sugestão é harmonizarmos com peito de pato na cama de purê de castanhas. A Heilige Barley Wine apresenta uma potência alcoólica que irá limpar a untuosidade da carne de pato, deixando as notas de malte destacarem o sabor da carne e o purê trazer uma nova leitura as notas de oleaginosas da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon