Boa Cerveja-Feira #323… Licuris

Esta semana iremos aquecer nossos corações reencontrando pessoas, de forma digital obviamente, acompanhados pela Licuris.

A Licuris é uma produção conjunta das cervejarias Dávida , Mindubier e Augustinus . E neste rótulo é usado, além de coco queimado, o licuri. O licuri é um coquinho natural da região do serrado.

Nesta semana farei a indicação de mais um podcast, e desta vez um que estava parada a quase um ano. O Papricast é um podcast de cultura pop, filmes e seriados. Eles fazem isso com um bate papo descontraído a agradável.

Mas tem mais dois itens que tornam o podcast ainda mais agradável. O primeiro é que eles realizam encontros com seu público em bares de Porto Alegre e houve uma vez que realizaram um encontro em São Paulo no Barcearia. Outro ponto é o posicionamento político do podcast que não deixa de criticar questões alheias a cultura pop, mas que devem ser expostas, como por exemplo a nossa necessidade atual de isolamento social.


Licuris

LicurisDados Técnicos:

Cerveja: Licuris
Estilo: Russian Imperial Stout
Teor: 11,2 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 355 ml
Nota: 4,25


Cerveja completamente negra e opaca, deixando o copo levemente tingido conforme movemos o liquido. A espuma marrom é bastante breve, praticamente desaparecendo após pouco tempo, fato que é esperado dado o teor alcoólico.

O aroma traz complexidade a experiência, trazendo em primeiro plano as notas de café e coco queimado em destaque sendo seguindo pelas notas de cacau, nozes e amêndoas. Em segundo plano encontramos notas de malte torrado e a percepção alcoólica de licor de café.

Ao provarmos a Licuris encontramos uma cerveja de corpo alto e baixa carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos notas de café, cacau e coco queimado bastante destacadas e equilibradas, no segundo plano as notas de tosta e oleaginosas. A percepção alcoólica surge ao final de maneira muito intensa, trazendo uma percepção licorosa e um final quase picante por conta do álcool.

O aftertaste é semelhante a um bierlikor, com amargor de tosta e percepção licorosa destacada. Somente ao final, quando o álcool desvanece, temos um retorno das notas de café bastante limpas, suaves e agradáveis.

A Licuris tem uma concepção com uso do coco queimado, cacau e licuri, um coquinho natural do serrado. Apesar de termos todas estas adições na cerveja encontramos na Licuris uma Russian Imperial Stout muito bem estruturada, equilibrada e que não deixa os adjuntos tomarem conta do paladar. Todas as adições estão presentes na construção da cerveja, mas sem perder o clássico do estilo.


Dada a construção sensorial da cerveja, podemos optar pelas harmonizações clássicas e buscar doces a base de chocolate amargo. Mas irei para uma outra abordagem, para aproveitar os adjuntos usados.

Minha sugestão é harmonizarmos com file mignon com crosta de nozes. O licuri agrega notas de cacau e oleaginosas para a cerveja, a crosta de nozes irá destacar ainda mais esta percepção e as notas de cacau e café irão salientar o sabor da carne.

Prost!

Fabrizio Guzzon