Boa Cerveja-Feira #322… Tropical Umbu

Esta semana iremos refrescar nosso paladar e sua rotina deste turbilhão que estamos passando com a Tropical Umbu.

Esta cerveja é uma produção da Blondine, que por sinal, teve seus proprietários entrevistados no programa 348 do Beercast, e esta garrafa que provei foi um mimo deixado por eles para o pessoal do Beercast.

E com viramos o mês vamos mudar um pouco as indicações, mas nem tanto assim nesta. Na coluna 306 eu indiquei o podcast de política internacional Xadrez Verbal.

Nesta semana eu volto a indicar um spin off, um especial semanal somente sobre os impactos do COVID 19 na política internacional, que conta com a participação regular do Átila Iamarino, o cara que provou que um nerd que sabe do que está falando pode ser o entrevistado mais visto do Roda Viva.


Tropical Umbu

Tropical UmbuDados Técnicos:

Cerveja: Tropical Umbu
Estilo: Sour
Teor: 3,8 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 600 ml
Nota: 3,50


Ao ser servida a cerveja se apresenta em tom amarelo claro, levemente opaca. A espuma é persistente e se forma lindamente com bolhas pequenas e uniforme, densa e cremosa.

No aroma encontramos a presença de notas frutas e um suave lático. As notas frutadas remetem a umbu e lichia e em segundo plano uma discreta presença de malte, casca de pão e grãos.

Ao provarmos podemos notas que a Tropical Umbu tem corpo baixo e alta carbonatação. Enquanto que no paladar temos uma acidez mediana e bastante persistente, notas frutadas que remetem a umbu e um suave toque de romã e um dulçor residual frutado.

O afterteste traz notas frutadas bastante marcantes, acompanhadas com uma acidez leve e agradável tornando a cerveja muito refrescante. Já o final se inicia ácido e suave e ao final dá espaço a um agradável dulçor frutado que remete a umbu.

A Tropical Umbu é uma sour extremamente agradável que traz o dulçor natural da fruta gerando uma contrapartida com a acidez da cerveja de forma muito bem arquitetada. E no meu caso ainda traz uma memória emocional do tempo da faculdade quando era um dos sucos que eu optava por beber no meu instituto.


A harmonização é um desafio, pois o umbu não é uma fruta comum no Sudeste e eu não conheço um preparo que a use, então irei buscar outro elemento que possa valorizar o uso das notas fruta na própria cerveja.

Minha sugestão é usar uma sobremesa razoavelmente neutra, então sugiro o espumone. A acidez da cerveja irá contrastar o dulçor da sobremesa e deixaremos todo o frutado de umbu ganhar o protagonismo.

Prost!

Fabrizio Guzzon