Boa Cerveja-Feira #310… Christina’O

Esta semana veremos o sol nascer em Temeria, navegaremos pelos mares do Golfo de Praxeda e deitaremos nas praias de Baccala para apreciar a Christina’O.

A Christina’O é uma Summer Ale da cervejaria Seelaender uma cervejaria cigana de São Paulo recente. A cervejaria tem mantido uma temática náutica nos rótulos e nomes da cerveja, uma ideia que acho importante na construção da identidade da marca. No caso da  Christina’O, trata-se de uma referência ao megaiate do grego Alexander Onassis.

No mês anterior eu indiquei podcasts que ouço regularmente. Mas neste mês irei indicar algumas séries que assiste. E para este mês a série relativamente nova da Netflix “The Witcher” é a minha indicação.

A série é baseada no livro de mesmo título, e tem influência dos jogos lançados. O enredo é simples, mas bem executado e os protagonistas, Gerald de Rivia interpretado por Henry Cavill e Yennefer de Vengerberg interpretada por Anya Chalotra, tem uma ótima interpretação dos personagens.

Para quem gosta de séries com uma temática medieval fantástica madura é uma boa pedida, e para quem já jogou os jogos da série é uma ótima adaptação áudio visual.


Christina’O

Christina’ODados Técnicos:

Cerveja: Christina’O
Estilo: Summer Ale
Teor: 4,8 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,75


Poucas vezes falamos aqui da experiência auditiva, mas esta cerveja em especial apresentou aquele som de escape de gás ao abrir a lata muito marcante e foi um ótimo cartão de visitas.

No copo a Christina’O apresenta um dourado intenso, brilhante e com levemente opaca. A espuma se forma abundante, com algumas bolhas maiores, mas ainda dentro de um visual limpo e com média persistência. Mas ao final mantem uma fina camada sobre o líquido.

O aroma traz as notas de lúpulo cítrico, com percepção de maracujá, grapefruit e casca de laranja. Em segundo plano o malte ajuda no equilíbrio do aroma.

Ao provarmos podemos notar que se trata de uma cerveja de alta carbonatação e corpo médio baixo. Enquanto que no paladar a Christina’O se apresenta leve, com a presença cítrica oriunda do lúpulo bem inserida, com perfil de casca de laranja, mas equilibrado pelo malte e pelo uso de aveia, que ainda traz uma certa sensação de picância.

O aftertaste é o palco do lúpulo IDAHO 7, o único usados nesta receita. As notas cítricas são marcantes e quase mascaram o amargor residual com a percepção de casca de laranja e leve quinino.

A Christina’O tem alto drinkability, com uma carbonatação invejável e um bom equilíbrio no paladar, mas com um final com uma acidez inesperada e um fundo de quinino. Por um lado, temos uma cerveja fora do estilo, pelo outro lado temos uma cerveja que se planejada para apresentar este toque de quinino pode trazer uma personalidade para a cerveja.


Para a harmonização vamos manter o tema náutico abordado pelo fabricante para direcionar nossa escolha.

Minha sugestão é harmonizar a Christina’O com uma porção de anéis de lula salteados no azeite com um toque de alho em laminas. Nesta proposta iremos usar a citricidade da cerveja para temperar prato juntamente com a acidez, além de termos a carbonatação destacada para limpar o paladar ao final do gole.

Prost!

Fabrizio Guzzon