Boa Cerveja-Feira #308… Black Ghost

Esta iremos colocar nosso ceticismo a prova, ouviremos sons de passos, vultos no canto da sala e imagens na espuma da cerveja com a Black Ghost.

A Black Ghost é produzida pelo Clube do Malte, produtor e clube de cerveja e foi entregue para os membros do clube no ano passado.

A escolha da cerveja da semana não foi aleatória, foi pensando no podcast que irei indicar esta semana. Um podcast Mundo Freak é um podcast de casos insólitos e paranormalidade. Ele sempre apresenta convidados e especialistas em diversas áreas, e a tríade que cuida da gestão e apresentação do Mundo Freak são o Andrei Fernandes, a Ira Morato e o Rafael Jacaúna.

Apesar da temática sobrenatural o podcast trata de temas desde folclore e lendas urbanas, filmes até casos relatados e debates sobre figuras históricas.  Uma das séries que acho mais interessante é o “Aconteceu Comigo”, uma série que apresenta o relato de ouvintes a respeito de casos insólitos, que são comentados com muito humor pelos participantes do podcast.

Como dica, irei deixar um podcast Aconteceu Comigo e outro com uma temática de investigação.

Mundo Freak #242: Caso Crixas e a Ufologia Brasileira

Mundo Freak #278: Aconteceu Comigo 23


 Black Ghost

Black GhostDados Técnicos:

Cerveja: Black Ghost
Estilo: Porter
Teor: 6,2 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 355 ml
Nota: 3,50


Ao servimos somos apresentados a uma cerveja negra com reflexos castanhos, completamente fechada. A espuma se apresenta bege com ótima formação e média persistência.

O aroma predominante é de chocolate amargo, cacau, malte torrado e baunilha. Em segundo plano encontramos a percepção de toffe e um toque de açúcar queimado.

Ao provarmos a Black Ghost podemos notar que é uma cerveja de corpo e carbonatação médios. Enquanto que no paladar encontramos notas de chocolate amargo e café tostado, toffe e suave café coado ao final. Em segundo plano temos caramelo, açúcar queimado e leve percepção de pó de café.

Aftertaste com amargor mais pronunciado como se houvesse cacau em pó tostado, trazendo uma leve lembrança de condimentos.

A Black Ghost é uma cerveja agradável com chocolate em todos seus momentos sensoriais, a ausência das notas de café deixa um sentimento de que poderia ser uma ótima porter. Mas ainda assim, é um bom exemplar do estilo.


Como temos o chocolate como o protagonista do aroma e do paladar, vamos usar esta força como guia para a escolha da harmonização.

Minha sugestão é harmonizarmos a Black Ghost com suspiro cremoso. As notas de cacau e tosta irão contrastar com o dulçor do suspiro, e toda a percepção de chocolate irá atuar como uma cobertura da sobremesa.

Prost!

Fabrizio Guzzon