Boa Cerveja-Feira #307… Von Der Volke Koyt

By | 17 de janeiro de 2020

Esta semana vamos investigar os mistérios esquecidos do passado holandês, interpretando um sommelier de arqueologia, com a Von Der Volke Koyt

Esta cerveja é produzida pela Schornstein em parceria com a Von Der Volke, uma marca de camisetas catarinense, mas com descendência holandesa. Assim como a cerveja.

Já a dica de podcast deste semana vai para o RPG Next, um podcast que tem programas sobre regras e sistemas para quem gosta de conhecer a teoria por trás do jogo, e programas com jogos de fato. Como o RPG é um hobby meu que antecede a cerveja e que tenho mantido presente na vida a algumas décadas, acho legal compartilhar um podcast que trate do tema com tanto profissionalismo.

O RPG Next conta com uma quantidade bem grande de participantes, isso garante que exista conteúdo diversificado mantendo o portal sempre movimentado e os jogos semanais sempre acontecendo. Por sinal, as campanhas são ótimas em diversos sentidos, mas a interpretação é um ponto de destaque que merece ser citado.

As campanhas ocupam meses de podcast, então para ouvir uma campanha é bom ter ciência que é algo demorado para se terminar, mas que vale a pena. Mas eles produzem programas pontuais, em sua maioria comemorativos, de uma única sessão. E usarei um destes como a dica, o programa especial de Natal usando o sistema Fiasco

Tarrasque na Bota Especial de Natal 2019 : Um Fiasco de Natal


 Von Der Volke Koyt

Von Der Volke KoytDados Técnicos:

Cerveja: Von Der Volke Koyt
Estilo: Tradicional Ale
Teor: 5,3 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,00


A Von Der Volke Koyt se apresenta uma cerveja dourada, cristalina e brilhante. A espuma branca tem boa formação e persistência, mantendo uma fina camada sobre o liquido por um bom tempo. Visualmente a cerveja é de fato muito atraente.

No aroma as notas de malte ocupam o primeiro plano, dividindo espaço com a percepção de biscoito doce, casca de pão e um agradável e suave floral silvestre. O segundo plano traz notas um pouco mais adocicadas, remetendo a mosto e um toque de caramelo muito suave.

Ao provarmos a Von Der Volke Koyt temos uma cerveja de corpo médio alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar as notas de malte, leve dulçor de caramelo e um toque floral muito agradável são marcantes. Todo este cenário é acompanhado pela percepção aveludada da cerveja que rapidamente ocupa todo o palato. Em segundo plano encontramos um amargor suave e muito breve.

O aftertaste é surpreendente, as notas florais ganham um destaque inesperado. Toda a experiência sensorial é revista no aftertaste trazendo o floral em primeiro plano e o mantendo persistente, reforçando sua presença no aroma nos goles subsequentes.

A Von Der Volke Koyt é uma cerveja que tem uma rampa ascendente, ela se apresenta visualmente muito bem, traz bons aromas, um paladar delicado e agradável e um aftertaste inesperado e surpreendente. E estamos tratando de um estilo histórico, sem adjuntos em excesso ou extremismos em suas características, provando que uma cerveja de aromas e sabores simples, mas bem construída pode surpreender e cativar.


Para a harmonização seria um desrespeito não pensar em algo que usasse os aromas e sabores florais que este exemplar nos apresenta.

 

Minha sugestão é uma salada de frango grelhado com capuchinhas. A capuchinha é uma flor comestível levemente picante, então deixaremos o floral do prato acrescentar e destacar o floral da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

One thought on “Boa Cerveja-Feira #307… Von Der Volke Koyt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.