Boa Cerveja-Feira #299… Gouden Carolus Ambrio

By | 22 de novembro de 2019

Esta semana iremos celebrar a amizade da maneira mais correta que existe, bebendo uma Gouden Carolus Ambrio.

A Gouden Carolus Ambrio é produzida pela cervejaria Belga Het Anker. Uma cervejaria com mais de 550 anos de funcionamento. Os primeiros 400 anos foram sob a supervisão das beguines, mulheres que optavam por devotar sua vida a orações e ajuda aos enfermos, mas sem assumir os votos típicos das freiras.

Mas depois de 1871 a cervejaria foi adquirida pela família Van Breedam e desde então é realizado um esforço continuo para a modernização da fábrica e dos processos, mas sem colocar de lado toda história que existe.

E gostaria de agradecer as amigas Andressa e Marcela que me presentearam com esta cerveja após um evento da Neoway que elas organizaram.

Gouden Carolus Ambrio

Gouden Carolus AmbrioDados Técnicos:

Cerveja: Gouden Carolus Ambrio
Estilo: Belgian Strong Dark Ale
Teor: 8,0%
País de origem: Bélgica
Embalagem: 330 ml
Nota: 4,00

Após o serviço encontramos uma cerveja âmbar escura e opaca. A espuma apresenta uma ótima formação, persistente e de qualidade, se mantendo no copo por muito tempo.

Se o aroma é o cartão de visitas, a Gouden Carolus Ambrio tem uma ótima primeira impressão. O aroma tras inicialmente notas frutadas com percepção de ameixas escuras e jabuticabas, com presença de malte e notas de pão doce. Mas o aroma evolui no decorrer da degustação apresentando notas de frutas vermelhas e vinho tinto conforma a cerveja ganha temperatura.

Ao provarmos a Gouden Carolus Ambrio temos uma cerveja com tanto a carbonatação quanto o corpo, medianos. Enquanto que o paladar nos apresenta notas de toffe, malte e caramelo em primeiro plano.

Mas são as notas mais discretas que elevam a experiência. Em segundo plano temos notas de amêndoas, suave tosta de malte, um equilíbrio singular entre o amargor da tosta e o dulçor do malte e notas condimentadas leves.

O aftertaste traz o aquecimento alcoólico, mas de forma moderada, acompanhado no paladar pelas notas condimentadas, toffe e um aumento tanto do dulçor quanto da tosta.

Encontramos na Gouden Carolus Ambrio uma cerveja que apresenta um portfólio de aromas e sabores extremamente elegantes, primando pelo fino equilíbrio entre o amargor da tosta e o dulçor do malte. E trazendo percepções frutadas e de tanino que tornam a experiência única.

Para uma cerveja com atributos altos como a Gouden Carolus Ambrio a gama de opções para harmonização aumenta, mas é justamente sobre o equilíbrio entre tosta e dulçor que irei manter a linha da sugestão.

Minha sugestão é harmonizarmos com carne de caça, em específico, com carne de capivara. A carne apresenta um sabor naturalmente mais forte, salgado e com gordura mais presentes. Iremos deixar o teor alcóolico da cerveja tirar a gordura desta equação enquanto a tosta irá suavizar a percepção do salgado, deixado todas as notas de condimento e vinho tinto trabalharem a favor do sabor da carne.

Prost!

Fabrizio Guzzon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.