Boa Cerveja-Feira #292… Stouteada

By | 4 de outubro de 2019

Se na semana anterior falamos sobre envelhecimento em barril, vamos manter o tema nesta semana, desta vez com a Stouteada.

A Stouteada é produzida pela Thirsty Hawks, assim como a Rarite que falamos na semana passada. Porem desta vez vamos encontrar um envelhecimento em barril de carvalho usado para repousar Bourbon.

E apesar de tratarmos a cerveja somente por Stouteada, o nome completo é Stouteada Imperial Pumpkin Stout Bourbon Barrel Aged. Um nome deste nos dá três fatos:

  • É uma Imperial, então podemos esperar mais álcool.
  • Pumpkin indica o uso de abóbora
  • É um nome muito grande, então iremos abreviar

Stouteada

stouteadaDados Técnicos:

Cerveja: Stouteada
Estilo: Imperial Stout
Teor: 10,8%
País de origem: Brasil
Embalagem: On tap
Nota: 4,25

A stouteada se apresenta completamente negra e fechada. A espuma se forma bege, persistente e com bolhas pequenas.

O aroma se apresenta complexo em primeira impressão. Temos notas de tosta, café,  doce de abóbora e madeira. Temos ainda uma leve presença de especiarias como cravo e alcaçuz.

Ao provarmos vemos que a stouteada tem carbonatação baixa, corpo alto e percepção aveludada ao palato. Enquanto que no paladar encontramos notas de torrado, café e doce de abóbora equilibrados e um fundo de chocolate amargo.

Em segundo plano notas suaves de especiarias como cravo, alcaçuz e suave alcoólico que remete a Bourbon.

O aftertaste é marcado pela presença da tosta e abóbora na brasa, alcoólico muito discreto e final seco.

A stouteada é uma imperial stout que mescla uma série de conceito, a inclusão da abóbora é muito bem executada e o envelhecimento em barril de carvalho usado para repousar Bourbon anteriormente traz notas únicas.

Para a harmonização pensei em usar um detalhe da cerveja que esta apresentado de maneira discreta e dar mais relevância.

Minha sugestão é harmonizarmos com abóbora cabotia na brasa coberta com linguiça flambada na cachaça. Vamos trazer todas as notas de abóbora da cerveja para o primeiro plano e complementar com a linguiça que terá o salgado do sabor controlado pela tosta presente.

Prost!

Fabrizio Guzzon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.