Boa Cerveja-Feira #281… Destiny IPA

By | 19 de julho de 2019

Esta semana vamos visitar o pais dos ganhadores da NBA deste ano e conhecer a Destiny IPA.

A Destiny IPA é produzida pela Fuggles & Warlock, uma cervejaria locada em Richmond no Canadá.

A cervejaria tem uma proposta muito clara desde sua fundação, segundo eles mesmo “Manter a cerveja excêntrica”. Eles são declaradamente nerds/geeks e muitos de seus rótulos trazem referências a cultura pop e vídeo games.

Alguns exemplos são a Fusion West Coast IPA na qual o rótulo remete ao jogo Super Metroid. A Hot Trub Time Machine que é uma referência ao filme Hot Tube Time Machine, traduzido magistralmente como “A Ressaca”. A Super SmashBrewers IPA que e uma referencia ao jogo Super SmashBros, dentre vários outros.

Destiny IPA

Destiny IPADados Técnicos:

Cerveja: Destiny IPA
Estilo: American IPA
Teor: 6,0%
País de origem: Canadá
Embalagem: 355 ml
Nota: 3,50

A Destiny IPA se apresenta amarela e completamente opaca, de visual muito uniforme. A espuma branca tem uma boa formação, com bolhas pequenas e ótima estabilidade.

O aroma é pautado por notas cítricas e tropicais, trazendo a percepção de nectarina, nêspera, grapefruit e maracujá. Em segundo plano encontramos notas herbais e um toque resinoso, a suave percepção de malte traz a memória a presença de caramelo.

Quando provamos a Destiny IPA temos uma cerveja de corpo médio e alta carbonatação. Enquanto que no paladar a percepção resinosa e herbal é acompanhada por um amargor alto. As notas cítricas antes destacadas no aroma, aqui ocupam o segundo plano juntamente com uma percepção muito suave do malte.

O aftertaste foi o que mais me surpreendeu, temos um amargor residual bastante alto, carregado de notas herbais e uma percepção resinosa muito presente. Esta percepção resinosa por sinal, se mantem persistente por bastante tempo, agarrada na língua.

A Destiny IPA começa com um aroma tropical e te faz crer que se trata de uma cerveja pautada pelo frescor, porém logo somos apresentados a um paladar intenso e com forte amargor.

Para a harmonização vamos levar em conta este perfil com amargor pungente e muito persistente.

Minha sugestão é harmonizarmos com um hambúrguer de linguiça toscana e queijo coalho gratinado. A proposta é trazer um contraste entre a gordura da cerveja, oriunda da linguiça e do queijo, com o amargor da cerveja. Isso permitirá que o paladar seja limpo e os sabores da carne sejam mais vívidos e destacados pelo herbal.

Prost!

Fabrizio Guzzon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*