Boa Cerveja-Feira #271… Vinagrete

By | 10 de maio de 2019

Esta semana iremos descobrir que a produção caseira de cerveja não está limitada as IPAs e Stouts, com a Vinagrete.

Esta cerveja é uma produção local pela Elementos, que você pode encontrar no La Maison de La Biere. E só podemos encontrar por lá pois é a produção caseiro do Rogério Santiago, cervejeiro caseiro e responsável por uma série de ótimas cervejas.

Esta Oud Bruin é feita com base em um mosto acidificado com lactobacilos e posteriormente realizada uma segunda fermentação em um barril que foi usado para envelhecimento de vinagre balsâmico. E tudo isso feito no ambiente caseiro, e resultando em uma cerveja fantástica

Vinagrete

VinagreteDados Técnicos:

Cerveja: Vinagrete
Estilo: Oud Bruin
Teor: 7,2%
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 4,25

A Vinagrete se apresenta castanha escura com nuances rubi. A espuma se apresenta levemente rosada, com uma ótima formação, bolhas pequenas e uniformes e muito persistente.

O aroma traz notas evidentes de acético e balsâmico primeiro plano como era de esperado. Já em segundo plano temos os aromas complementares de frutas vermelhas e amadeirado. Conforme a cerveja ganha temperatura as notas de frutas vermelhas se tornam ainda mais evidentes.

Quando provamos a Vinagrete vemos que é uma cerveja de corpo médio e alta carbonatação. Enquanto que no paladar a acidez balsâmica característica da Oud Bruin é destacada. Mas temos a complementação com notas de frutas vermelhas, amadeirado e o suave toque de vinagre de vinho tinto.

No aftertaste as notas de madeira e frutas vermelhas ganham ainda mais destaque, ficando à frente das notas balsâmicas. A acidez tem persistência média e o final seco deixa a porta aberta para um próximo gole.

A Vinagrete é uma Oud Bruin caseira que apresenta uma ótima leitura do estilo, trazendo todas as notas que esperamos e ainda assim com uma personalidade muito marcante.

Para a harmonização normalmente se busca o contraste, usando algum doce a base de chocolate branco. Mas para mudar um pouco, vamos usar uma outra nota que me chamou a atenção.

Minha sugestão é harmonizar com carré suíno com molho de cerejas. O conceito desta harmonização é a semelhança entre as notas de frutas vermelhas da cerveja e do molho, que irão destacar ainda mais esta percepção. Enquanto que a acidez e as notas amadeiradas irão conversar com a carne suína e destacar seu sabor.

Prost!

Fabrizio Guzzon

One thought on “Boa Cerveja-Feira #271… Vinagrete

  1. Pingback: Boa Cerveja-Feira #294... Boys Bitter - Beercast Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.