Boa Cerveja-Feira #265… Big Wave

By | 29 de março de 2019

Esta semana vamos comemorar mais um outono deste colunista com uma surpresa que encontrei pelas minhas andanças, a Big Wave.

Esta cerveja é produzida pela Kona Brewing, uma cervejaria nativa do Hawai. Esta cervejaria foi fundada em 1994 por Cameron Healy e seu filho Spoon Khalsa.

Um ponto muito interessante para quem já viu alguns dos documentários sobre o estilo de vida dos havaianos, como o Island Earth que fala sobre os movimentos agrícolas sustentáveis, sabe que eles buscam fortemente proteger e manter a ilha.

Neste sentido a cervejaria usa energia solar, jardins para reciclagem da água, o uso do mosto para as pizzas do brewpub e redução da emissão de poluentes. Um exemplo de eficiência da produção, mas com muito mais foco na sustentabilidade do que meramente no lucro.

Big Wave

Big WaveDados Técnicos:

Cerveja: Big Wave
Estilo: Golden Ale
Teor: 4,4%
País de origem: EUA
Embalagem: 355 ml
Nota: 3,75

Cerveja dourada, levemente opaca, mas ainda assim brilhante. A espuma apresenta uma boa formação, apesar de baixa, com persistência mediana.

Aroma com notas de mel, amêndoas e nozes, com percepção caramelizada e agradável. Em segundo plano encontramos notas frutadas e notas de mosto. As notas de mel e amêndoas são inesperadas para uma Golden Ale, mas neste caso surgem de maneira muito agradável e o conjunto da cerveja fica muito agradável.

Ao provarmos a Big Wave encontramos uma cerveja de corpo baixo e carbonatação alta com percepção frisante na língua. Enquanto que no paladar com dulçor de malte, percepção destacada de mel e nozes, com as nozes surgindo como nozes caramelizadas por conta do malte. Em segundo plano temos um agradável floral, dulçor de malte e frutado discreto.

Já no aftertaste temos um amargor suave, percepção de mel e dulçor de mosto. Ao final reencontramos um toque agradável de nozes e castanhas.

Para a harmonização as notas inesperadas de mel e amêndoas pedem para serem consideradas, portanto, buscarei uma opção que posso realçar estas notas.

Pensando nisso, minha sugestão é frango com amêndoas laminadas e mel. Queremos um prato que tenho a mesma potência da cerveja, as amêndoas e o mel serão destacados e estes sabores serão ainda mais evidentes.

Prost!

Fabrizio Guzzon

2 thoughts on “Boa Cerveja-Feira #265… Big Wave

  1. Daniel Córdova

    Tomei uma ou duas cervejas dessa marca, eram boas.

    Feliz aniversário, Guzzon! Mesmo na data, a coluna não falha.

    Abraço!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Daniel!

      Provei essa e a Pilsner deles, ambas boas. Essa me chamou atenção pelas notas de mel e amêndoas que foram inesperados.

      Valeu pelo parabéns, vamos tomar uma quando eu estiver ai em Floripa daqui a pouco.

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*