Boa Cerveja-Feira #262… Extra Pulp Dragonfruit

Nas últimas semanas falamos sobre o uso de adjuntos e sobre realizar blend entre estilos, mas esta semana vamos provar uma cerveja que é produzida com características de dois estilos, a Extra Pulp Dragonfruit.

Esta bela cerveja é produzida por uma nano cervejaria de Santa Catarina, a Locomotive Brew. Achei poucas referências da cervejaria, mas pelos posts e registros no Untappd creio que a cervejaria tenha cerca de 3 anos.

E a Extra Pulp Dragonfruit, mesmo estando classificada como Fruit Beer no Untappd. É na verdade uma IPA com forte adição de pitaya roxa e com um dry hop de três lúpulos de perfil americano. Com isso temos uma IPA com toda a cara de uma Fruit Beer, mas com características esperadas de IPA.

Extra Pulp Dragonfruit

Extra Pulp DragonfruitDados Técnicos:

Cerveja: Extra Pulp Dragonfruit
Estilo: Fruit Beer
Teor: 6,6%
País de origem: Brasil
Embalagem: On tap
Nota: 3,75

Ao recebermos o copo vemos uma cerveja púrpura, com cores vivas, brilhante. A espuma em tom rosado se mostra cremosa e muito persistente. A Extra Pulp Dragonfruit tem uma apresentação impactante, como poucas vezes já vi.

O aroma com toque cítrico de lúpulos de perfil americano, com mistura de grapefruit e pitaya. Trazendo um misto de cítrico e dulçor frutado.

Quando provamos temos uma cerveja de corpo médio e alta carbonatação. Enquanto que no paladar temos o toque frutado de pitaya, trazendo suave dulçor que acompanha um leve toque de malte. Mas logo encontramos os lúpulos de perfil americano trazendo notas cítricas e um amargor mediano e persistente.

O aftertaste mantem o perfil de IPA ao invés de fruit beer e mantem o amargor persistente e com notas cítricas e frutadas, além de um final seco e agradável.

Se você procura por uma experiência fora das regras esperadas, a Extra Pulp Dragonfruit é uma ótima pedida. Ela pode ser vista com uma Fruit Beer lupulada ou uma IPA mais frutada. Mas em qualquer um dos casos vale muito a pena provar.

Como provei a Extra Pulp Dragonfruit no La Maison de la Biere, logo pensei nas próprias opções do cardápio para buscar uma harmonização que pudesse ser realizada aqui mesmo.

Pensando nisso minha sugestão é harmonizar com o Bittersweet, um belo hambúrguer com queijo brie e geleia de frutas vermelhas. A intensão aqui é trazer à tona ainda mais as notas frutadas da cerveja, buscando a semelhança entre as notas da pitaya roxa e as notas de frutas vermelhas.

Prost!

Fabrizio Guzzon