Boa Cerveja-Feira #255… CBS

By | 18 de janeiro de 2019

Esta semana vamos matar a curiosidade e provar aquela cerveja que nem sempre você tem coragem de comprar mas sempre fica namorando quando vai para o bar, com a CBS.

A CBS, Canadian Breakfast Stout, é produzida pela já conhecida Founders e faz parte da série de Barrel Aged deles. Desta série de cervejas envelhecidas já falamos aqui da KBS, Frootwood, Lizard of Koz e Curmudgeon.

A CBS traz um diferencial em relação as demais cervejas da série de cervejas envelhecidas, os barris usados pela CBS são barris que inicialmente foram usadas para armazenar xarope de bordo e posteriormente foram usados para armazenar Bourbon, e isso agrega uma complexidade inesperada para a cerveja.

CBS

CBS Canadian Breakfast StoutDados Técnicos:

Cerveja: CBS
Estilo: American Imperial Stout
Teor: 11,7%
País de origem: EUA
Embalagem: 330 ml
Nota: 5,00

Quando servida a CBS se apresenta completamente preta e fechada. E espuma é densa e persistente, se apresentando em tom bege escuro.

No aroma encontramos notas de cacau, amadeirado e licoroso, mas com uma presença marcante de notas de Bourbon e com um toque herbal que é agregado pelo bordo. A percepção de tosta fica em segundo plano e traz uma lembrança de café expresso e grãos torrados. O conjunto entrega um pano de fundo esperado com a tosta e cacau, mas o uso do envelhecimento em barris de Bourbon e Bordo agregam um perfil amadeirado, herbal e de Bourbon que criar uma experiência completamente nova.

Ao provarmos temos uma cerveja de corpo alto e carbonatação média baixa. Enquanto que no paladar somos apresentados a uma cerveja aveludada e densa, com percepção alcoólica evidente, porém sem ser agressiva. As notas de Bourbon são protagonistas, acompanhadas pelas notas amadeiradas, herbais e cacau. E ocupando o segundo plano temos a percepção de café, tosta, grãos torrados e leve dulçor.

Para aqueles que já conhecem a KBS, temos nesta versão a adição do uso de barris que armazenaram bordo e isso agrega notas herbais, resinosas e leve dulçor a experiência, e na minha opinião, torna a cerveja ainda melhor.

O aftertaste traz um aquecimento agradável e deixa claro os mais de 10% de ABV da cerveja. Juntamente a percepção alcoólica residual do Bourbon, acompanhada pelo herbal e cacau seguem persistentes. Finalizando com um suave toque amadeirado no paladar.

A CBS é uma versão, na minha opinião, ainda melhor que a KBS. As notas do uso de barris usados para bordo agregam ao aroma e ao paladar notas muito agradáveis e que fazem esta cerveja sair do esperado das cervejas envelhecidas.

Quando pensamos em como harmonizar a CBS a potência, as notas amadeiradas e alcoólicas da cerveja não podem ser deixadas de lado. Optar por um prato com sabores potentes e marcantes por ser uma boa opção.

Pensando nestas premissas, minha sugestão é testarmos esta harmonização com um prato clássico, ossobuco com polenta. O ossobuco irá nos trazer uma carne de sabor forte e gordurosa, a ideia desta harmonização é usarmos a potência alcoólica da cerveja para contrastar a gordura da carne, e com isso favorecer o sabor da carne e o aspecto amadeirado e herbal da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*