Boa Cerveja-Feira #254… The Honey Beer

By | 11 de janeiro de 2019

Vamos adoçar esta semana com uma cerveja que leva a sério o uso de adjuntos, com The Honey Beer.

Esta cerveja é produzida pela cervejaria Inglesa Hepworth. Situada em Londres a cervejaria buscou nas clássicas Honey Beer inglesas a inspiração da sua produção. A parceria com os apicultores da região, comprando e incentivando o mercado, garante a esta cerveja um insumo totalmente fresco e de ótima qualidade.

E aqui estamos falando do mel sendo usado efetivamente como parte da cerveja e não somente como um complemento. A presença dele na fermentação tem a função de fornecer açúcar e com isso deixar em destaque aromas e sabores de mel, mas sem o dulçor excessivo.

Um bom exemplo desta parceria entre cervejaria e apicultores é o fato da cervejaria doar 10% do seu lucro para apoiar os apicultores. Além de participar dos festivais relacionados ao tema.

The Honey Beer

The Honey BeerDados Técnicos:

Cerveja: The Honey Beer
Estilo: Honey Beer
Teor: 4,5%
País de origem: Reino Unido
Embalagem: 330 ml
Nota: 3,75

A cerveja é dourada, cristalina e brilhante. A espuma tem boa formação e se mantem persistente por um bom tempo.

O aroma inicial traz as notas de malte, grãos e leve cereal, mas logo somos apresentados as notas de mel que ocupam o primeiro plano, com percepção floral e fresca.

Ao provarmos encontramos na The Honey Beer uma cerveja de corpo médio baixo e média carbonatação. Enquanto que no paladar temos a percepção de mel logo no início, mas trazendo principalmente as notas florais do mel sem agregar o dulçor excessivo. Já em segundo plano encontramos notas grãos, biscoito doce e cereais.

Temos um aftertaste bastante suave, com notas florais de mel, cereal e com leve amargor, discreto e agradável. Que é aliado a um final seco e limpo.

A The Honey Beer é uma cerveja que usa o mel de forma a agregar aroma e sabor, mas sem se tornar doce ou enjoativa. O final equilibrado entre o floral e o leve amargor com final seco finaliza muito bem.

Para a harmonização vamos pensar em como usar estas notas de mel muito bem inseridas na cerveja como principal ferramenta.

Minha sugestão é usar um crostine com camembert, onde a The Honey Beer fará o papel do fio de mel. Nesta sugestão a cerveja entra como um complemento ao prato, substituindo um ingrediente dada sua equivalência.

Neste caso as notas florais de mel e suave dulçor irão complementar o sabor do queijo, enquanto que a carbonatação irá ajudar a limpar o paladar.

Prost!

Fabrizio Guzzon

3 thoughts on “Boa Cerveja-Feira #254… The Honey Beer

    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Anselmo,

      Não é tão parecida com a Honey Dew… achei ela bem menos doce e com o perfil de mel presente mas com aquelas notas florais sem dulçor.

      O Brasil tem uma produção de mel bem legal… gente fazendo hidromel… mas falta uma bebida com mel mesmo. Apesar que se colocar mel não é mais cerveja…. é bebida mista com cerveja e mel….. rsrsrs

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*