Boa Cerveja-Feira #249…. Capivara Little IPA

By | 7 de dezembro de 2018

Chegamos no último mês do ano, um mês de festividades, confraternizações e para variar beber. E vamos começar o mês com a Capivara Little IPA.

Como se trata de um mês de festividades, escolhi esta cerveja que ganhei de presente de uma amiga de trabalho. E fica o registro que quando uma pessoa lembra de você numa viagem e compra uma cerveja é uma pequena vitória.

A Capivara Little IPA é produzida pela Cervejaria Blumenau, uma American IPA clássica que recebe este nome em homenagem as capivaras que vivem as margens do rio Itajaí-Açu em Santa Catarina.

Antes de partir para a avaliação da cerveja, é importante dizer que a Capivara Little IPA ganhou medalha de ouro no Brussels Beer Chalenge em 2015. Portanto temos um ótimo antecedente histórico desta cerveja.

Capivara Little IPA

Capivara Little IPADados Técnicos:

Cerveja: Capivara Little IPA
Estilo: American IPA
Teor: 6,6%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 4,00

No copo a Capivara Little IPA se apresenta em dourado intenso e com líquido levemente opaco. A espuma se forma branca com boa formação, porem temos uma duração relativamente baixa.

O aroma se apresenta cítrico, com notas de maracujá e grapefruit e com notas herbais. Em segundo plano encontramos a presença de malte de maneira discreta e um leve toque resinoso que complementa o contexto.

Ao provarmos a Capivara Little IPA encontramos uma cerveja de corpo médio e alta carbonatação. Enquanto que no paladar temos um início com malte suave e notas de casca de pão, seguido pela presença marcante das notas cítricas e herbais acompanhadas pelo amargor bastante persistente.

No aftertaste a cerveja cresce na percepção de refrescancia, trazendo notas cítricas e com amargor herbal pronunciado com final levemente resinoso.

A Capivara Little IPA é um ótimo exemplar de IPA americana clássica. Sem adição de adjuntos, mantendo o amargor como protagonista e com o malte mantendo o equilíbrio.

Para a harmonização para esta IPA americana clássica vamos buscar algo próximo à harmonização clássica das IPA. Porém ao invés de usar o hambúrguer, vamos optar por uma versão nacionalizada de comida tex-mex.

Minha sugestão é harmonizar a Capivara Little IPA com um taco de carne desfiada com molho de pimenta biquinho, mas pode ser uma chimichanga, como diria Deadpool. A proposta desta harmonizar é contrastar a untuosidade da carne e com isso destacar e intensificar o sabor da pimenta, que seria naturalmente suave.

Prost!

Fabrizio Guzzon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*