Boa Cerveja-Feira #246…. Bendita Sour

By | 16 de novembro de 2018

Se na semana passada azedamos a coluna com uma Catharina Sour, hoje vamos azedar com uma Berliner Weisse com frutas, a Bendita Sour.

Esta Berliner Weisse é produzida pela Cevada Pura de Piracicaba. Tive a oportunidade de conhecer a cervejaria este ano e para tiver a oportunidade vale a pena. Apesar de ser majoritariamente uma fábrica e ter o espaço restrito por estar praticamente no centro de Piracicaba o local ainda oferece uma praça de consumo com chopp servido na hora, por vezes food trucks e souvenires como camisetas e bonés.

Esta Berliner foi lançada em conjunto com mais três cervejas. Uma Nitro Stout chamada Nanquim, uma American Sour chamada 2-be Galaxy e uma Imperial Gose chamada Danke.

Bendita Sour

Bendita SourDados Técnicos:

Cerveja: Bendita Sour
Estilo: Berliner Weisse
Teor: 3,9%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,50

A Bendita Sour é uma cerveja em tom palha claro e levemente opaca. A espuma se mantém bem formada e bastante persistente.

Já no aroma podemos notar o aroma acético, com percepção frutada e herbal. Em segundo plano um suave cítrico que se mistura com o frutado, remetendo a acerola.

Ao provarmos notamos que a Bendita Sour apresenta corpo baixo e alta carbonatação. Enquanto que o paladar trás notas ácidas e frutadas bastante equilibradas. A acidez é equilibrada com o dulçor de pitaia e leve notas cítricas de acerola.

O aftertaste se inicia com leve azedo, mas logo as notas frutadas ganham espaço juntamente com o dulçor frutado e final seco.

A Bendita Sour é uma cerveja bastante equilibrada entre a acidez e o dulçor frutado, contudo fecha de forma seca e bastante refrescante.

Para a harmonização, vimos na última coluna que podemos usar uma opção doce. Da mesma forma vou usar esta característica para guiar a escolha.

Minha sugestão é harmonizar com chips de cenoura com alecrim. Apesar de ser um prato salgado a cenoura ainda trás um certo dulçor que irá reforçar a percepção de dulçor da cerveja, enquanto que usamos o alecrim para alavancar o toque herbal da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

2 thoughts on “Boa Cerveja-Feira #246…. Bendita Sour

  1. Anselmo Mendo

    Guzzon, essa lata dá pra ver do outro lado da rua, antes de entrar no supermercado :D. Onde encontrar chips de cenoura com alecrim? Ou você preparou em casa?

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Anselmo

      Essa lata também pode ser usada para vc não se perder na multidão…. rsrsrs

      O chips de cenoura com alecrim eu preparo em casa… é uma opção para não usar batata.

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*