Boa Cerveja-Feira #244…. Pumpkin

By | 2 de novembro de 2018

Esta semana vamos fechar o mês de Outubro com aquela clássica comemoração brasileira, o Halloween, com a Pumpkin

Esta pumpkin que recebe o mesmo do estilo e é produzida pela Cervejaria Sauber, localizada em Mogi Mirim. A história da cervejaria segue uma receita que vemos em muitas cervejarias artesanais, o engenheiro químico e cervejeiro caseiro Renato Marquetti Junior junto com sua esposa Vanesca Luisa Rampazo Marquetti.

Renato foi quem começou a produção das cervejas, recebeu apoio dos familiares e amigos e partiu para profissionalização do negócio, transformando o hobby em um empreendimento de sucesso.

Mas um dos diferenciais que mais me chamou atenção nas cervejas da Sauber é o trabalho realizado ‘fora das panelas’ pela Vanesca. Por ser artista plástica ela viu que o sucesso do empreendimento teria a divulgação como uma de suas alavancas e pensando nisto convidou sete artistas para criarem os rótulos da cerveja, e um designe especialista em rótulos para implantas a arte nos rótulos. O rótulo da pumpkin foi feito pela artista Cleide Andrade.

Pumpkin

Pumpkin ale SauberDados Técnicos:

Cerveja: Pumpkin
Estilo: Pumpkin Ale
Teor: 4,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 600 ml
Nota: 3,25

Ao servirmos vemos que a cerveja se apresenta em tom dourado escuro, com nuances laranja escuro. A espuma é densa, branca e com formação de bolhas pequenas e duradoura.

O aroma trás as notas esperadas de abóbora e suave percepção de cravo, remetendo um pouco a doce de abóbora. O malte surge muito discreto em segundo plano.

Ao provarmos a pumpkin vemos que se trata de uma cerveja de corpo médio e carbonatação médio alta. Enquanto que no paladar temos a presença de especiarias, cravo e coentro, seguido pela percepção de abóbora madura e levemente doce e um toque discreto de malte. Uma constituição de paladar relativamente simples, mas centrada na material prima.

O aftertaste conta com forte presença de especiarias, cravo e coentro. A abóbora surge discreta ao final agregando dulçor e um leve toque herbal.

A pumpkin é uma cerveja muito honesta e centrada em apresentar todos os aspectos das materiais primas usadas, cumpre muito bem seu propósito. Mesmo que pessoalmente eu acredite que a presença da abóbora poderia ser mais evidente.

Para a harmonização vamos trazer ainda mais da matéria prima tanto da cerveja quanto das decorações de halloween.

Minha sugestão é harmonizar com abóbora cabotia recheada na brasa. Nesta versão eu recheei com linguiça, cebola roxa, queijo frescal e provolone.

A cerveja irá destacar ainda mais a percepção do sabor abóbora cabotia e as notas condimentadas irão compor com os sabores da linguiça e do queijo.

Pumpkin Ale Sauber

 

Prost!

Fabrizio Guzzon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*