Boa Cerveja-Feira #243…. Don Lazaro

By | 26 de outubro de 2018

Esta semana vamos quase terminar o mês da Oktoberfest com um estilo alemão clássico que chutou para o alto a reinheitsgebot com a Don Lazaro.

Esta cerveja é produzida pela cervejaria 4 Islands, uma cervejaria dos Países Baixos fundada por três brasileiros que se conheceram nas praias do sul do Brasil, mas que mantem sua produção na Califórnia e Alemanha.

É em meio a essa miscelânea de locais de origens da cervejaria, dos fundadores, dos locais de produção que a cervejaria optou por fazer uma hefeweizen clássica, mas com adição de melão na receita.

Don Lazaro

Hefeweizen 4 Islands Don LazaroDados Técnicos:

Cerveja: Don Lazaro
Estilo: Hefeweizein
Teor: 4,7%
País de origem: EUA
Embalagem: 330 ml
Nota: 3,00

A Don Lazaro é uma cerveja amarela clara, levemente opaca. A espuma se forma delicada e com bolhas pequenas, mas fugaz.

O aroma tras notas frutadas, que mesclam a percepção de banana e casca de melão. Ainda encontramos o perfil de fermento em destaque. Em segundo plano um perfil aromático de fruta passada que me desagradou.

Ao bebermos podemos notas que a Don Lazaro apresenta corpo médio e alta carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos um perfil ácido inesperado para o estilo, acompanhado por notas frutadas de melão e notas condimentadas muito leves.

No aftertaste encontramos notas ácidas presentes até o final, acompanhados pelo frutado de melão, puxada para casca. Um final bastante seco e levemente frisante.

A Don Lazaro tem um conjunto que esta longe de uma hefeweizen, notas ácidas, fermento muito presente e final seco. Ignorando o estilo a cerveja é interessante, mas efetivamente esta muito fora do estilo que deveria se enquadrar.

Para a harmonização, vou buscar um prato que se aproveite das notas da cerveja, mas melhor forma que seja possível, dado o perfil inesperado.

Minha sugestão é harmonizar com camarão empanado. Vamos deixar as notas ácidas e frutadas salientarem o sabor do camarão enquanto que o final seco ajuda a cortar a untuosidade.

Prost!

Fabrizio Guzzon

3 thoughts on “Boa Cerveja-Feira #243…. Don Lazaro

  1. Anselmo Mendo

    Guzzon, esse é o local de origem de cervejaria mais confuso que já vi, hahaha. É um estilo que deveria fazer parte do nosso verão com mais frequência (acho que senti falta disso quando vi sua harmonização com camarão :D). Valeu pela dica!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Anselmo,

      Quando comecei a procurar as referências da cervejaria notei que era uma zona mesmo… rsrsrs
      A proposta é legal, se falassem que é uma sour eu daria nota maior, mas como Hefeweizen ela tá errada… Eles deviam seguir a dica dos iniciantes…. se azedou chama de sour e pronto…. rsrsrs

      Abç
      guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*