Boa Cerveja-Feira #235…. Medieval

By | 31 de agosto de 2018

Esta semana vamos vestir nossa cota de malha, empunhar nossa montante e voltar alguns séculos com a Medieval.

Esta cerveja é produção da cervejaria Backer, localizada em Minas Gerais. A cervejaria também é conhecida pelas suas linhas 3 Lobos e  Las Mafiosas, que trouxe ótimas cervejas ao mercado.

Esta cerveja é uma influência direta do mestre cervejeiro Paulo Schiavetto, que se formou pela Louvain-la-Neuve, na Bélgica, em 1995. E já tinha participado de outras iniciativas bastante famosas de cervejas de estilo belga que surgiram no mercado nacional.

Este empenho e o objetivo de produzir uma cerveja em estilo belga renderam três premios para a Medieval. Em 2012 (South Beer Cup), em 2013 (Chile Beer Cup) e em 2015 (Copa Cervezas da América).

Medieval

Medieval Belgian Blond AleDados Técnicos:

Cerveja: Medieval
Estilo: Belgian Blond Ale
Teor: 6,7%
País de origem: Brasil
Embalagem: 600 ml
Nota: 3,75

A Medieval se apresenta em tom dourado escuro, com nuances âmbar, totalmente cristalina e brilhante. A espuma apresenta bolhas pequenas, porem a duração é breve.

O aroma tem inicio frutado, com percepção de damasco e ameixas, seguido pelas notas ne malte e suave percepção de pão. Em segundo plano encontramos notas condimentadas de pimenta branca e leve floral.

Ao provarmos a Medieval vemos que se trata de uma cerveja de corpo médio alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar as notas condimentadas e o frutado surgem em primeiro plano, acompanhadas de forma discreta pelas notas de malte. Em segundo plano encontramos percepção floral e o fermento que traz notas de biscoito doce.

O aftertaste apresenta frutado agradável e se dissipa deixando espaço para percepção de condimentos e leve floral.

A medieval é uma cerveja com todas as notas esperadas para uma Blond Ale Belga, com final trazendo especiarias, frutado e suave floral.

Para a harmonização planejei destacar as notas condimentadas e frutadas desta cerveja.

Minha opção foi preparar um peito de frango marinado na páprica defumada e gengibre ao molho de grapefruit. As especiarias usadas para marinar o frango destacam ainda mais as notas de especiarias da cerveja, enquanto que o molho de grapefruit, levemente amargo, salienta as notas frutadas da cerveja e reduz levemente o dulçor.

Frango com Grapefruit paprica gengibre Medieval

Prost!

Fabrizio Guzzon

2 thoughts on “Boa Cerveja-Feira #235…. Medieval

  1. Daniel Córdova

    Grande Guzzon!

    Tomei essa cerveja faz alguns anos já. Não sei como é hoje, mas na época haviam umas 12 tampinhas diferentes com esses símbolos atrológicos/místicos e só em garrafinhas de 300ml. E era caro hahaha
    Comprei no mercado municipal de BH. Lembro também que provei um licor de café lá na banca e que provavelmente foi o melhor que tomei até hoje. Saudades de MG. Enfim, to divagando.

    Abraço!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Daniel,

      Eu acho que agora a Medieval esta na linha deles, bem mais padrão, mas ainda assim bem boa. Essa garrafa minha esposa trouxe de Minas, numa escala que fez no aeroporto de BH, ou seja, pagou caro… rsrsrs.

      Mas achei aqui depois, por sinal, em uma lanchonete de shopping com lanches com tematica medieval… e um monte de garrafas de Medieval e uma péssima descrição da cerveja no cardápio… rsrsrs

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*