Boa Cerveja-Feira #227…. Piney Pils

By | 6 de julho de 2018

Esta semana vamos começar uma pequena série, que surgiu da curiosidade de conhecer um bar e do fato de ter encontrado ótimas cervejas que praticamente me obrigaram a anotar os detalhes, e vamos começar com a Piney Pils.

Para deixar claro, estou falando da Goose Island São Paulo que está na região de Pinheiros desde 2016. Um brewpub que tem uma quantidade respeitável de opções de cervejas engatadas além de um bom cardápio de petiscos, pratos e drinks. Mas desta vez não provei os pratos e fiquei somente nas cervejas.

O Mestre cervejeiro da Goose Island é o Guilherme Hoffmann, que já atuou na Cervejaria Nacional e é mais um caso de sucesso da oitava (e melhor) turma de Sommelier do ICB.

No caso da Piney Pils, a primeira cerveja que vou apresentar aqui, a motivação foi vincular a cerveja à região de Pinheiros. Para isso eles criaram uma German Pils com uma toque adicional de lúpulo, trazendo notas cítricas e de pinho. Uma homenagem muito bem realizada para a região boemia de São Paulo.

Piney Pils

Goose Island Piney PilsDados Técnicos:

Cerveja: Piney Pils
Estilo: German Pils
Teor: 5,3%
País de origem: Brasil
Embalagem: On tap
Nota: 3,5

Ao receber o copo podemos ver que a cerveja apresenta coloração dourada com nuances âmbar, cristalina. A espuma se apresenta branca,  com boa formação e bastante persistente.

O aroma apresenta malte e notas cítricas de laranja e uma percepção levemente herbal que navega entre o pinho e o eucalipto. Em segundo plano uma suave percepção de caramelo.

Ao provarmos a Piney Pils encontramos uma cerveja de corpo médio baixo e média carbonatação. Enquanto que o paladar se apresenta notavelmente fresco, com amargor levemente acima do esperado de uma pils, mas ainda nem inserido. Notas de lúpulo cítrico, com maracujá, casca de laranja e grapefruit e uma suave percepção  resinosa de pinho.

Aftertaste com amargor cítrico presente, trazendo notas de grapefruit e maracujá, ao final um toque de amargor puxado para casca de laranja.

A Piney Pils foge propositalmente das caracteristicas do estilo. Mas é uma cerveja leve, agradável e neste caso muito fresca, as notas cítricas e de pinho trazem uma personalidade única a este exemplar.

Mesmo não tendo pedido qualquer prato na Goose Island, o cardápio deles traz algumas indicações de harmonização e aqui foi concordar com a proposta deles e trazer o prato indicado por eles.

Vamos indicar uma salsicha artesanal na grelha acompanhada de chimichurri. Vamos salientar o sabor da carne usando os toque cítricos e trazer destaque ao herbal do pinho graças ao chimichurri.

Prost!

Fabrizio Guzzon

3 thoughts on “Boa Cerveja-Feira #227…. Piney Pils

  1. Pingback: Boa Cerveja-Feira #228.... All Brett - Beercast Brasil

    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Anselmo,

      Conheci somente somente agora e achei muito bom, eles tem uma coisa que é bem difícil de achar, que é um atendimento que entende oque esta vendendo.

      E as brejas que provei foram bem bacanas, uma delas em especial eu achei excepcional.

      Estou em contato direto com o Gui Hollmann que é o mestre cervejeiro deles para pegar mais detalhes.

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*