Boa Cerveja-Feira #224…. Masmorra

By | 15 de junho de 2018

Esta semana vamos desbravar o norte e descobrir que alem de tucupi, jambu e maniçoba temos cervejarias de qualidade, que nós apresentaram a Masmorra.

Esta bela stout é produzida pela cervejaria Eon da cidade de Parauapebas/PA. A cervejaria foi fundada no inicio de 2014 pelos sócios Jota Alencar e Fred Alencar, além disso foi a primeira cervejaria artesanal da cidade.

A cervejaria fica localizada próxima ao rio Parauapebas e conta com um bom espaço interno e externo, além de shows e uma bela vista do rio e da mata.

Este chopp eu recebi em um growler que viajou do Pará até São Paulo, entretanto se manteve bem acima da média das cervejas que provamos por ai.

Masmorra

Cervejaria Eon Masmorra StoutDados Técnicos:

Cerveja: Masmorra
Estilo: Stout
Teor: 6,8%
País de origem: Brasil
Embalagem: Growler
Nota: 4,25

No copo a masmorra se apresenta negra, completamente opaca e fechada. A espuma é levemente bege e densa, que se agarra nas laterais do copo.

Curiosamente a primeira sensação aromática não são as notas de café, e sim notas de açúcar queimado. Mas logo em seguida temos a percepção de café expresso, chocolate amargo e malte tostado.

Ao provarmos percebemos que a masmorra é uma cerveja de corpo médio baixo e média carbonatação. Enquanto que o paladar nos apresenta notas de café expresso notáveis, cacau e tosta de malte.

O aftertaste se apresenta com percepção de café expresso e café recem moido, suaves notas de malte e com final seco, suave e leve. A persistência do amargor de torra é baixa e bastante limpa.

A masmorra é uma stout leve com notas de torra, café e cacau bastante presentes, final seco e com amargor de torra final suave, agradável e persistente na medida certa. Se me servissem como sendo uma draught stout inglesa concorrente da Guinness eu acreditaria.

Para a harmonização vou resgatar um pouco do conceito de brew pub que a Cervejaria Eon se propoe, e buscar algo que combine com a mesa de bar e amigos reunidos.

Minha sugestão é harmonizar com lascas do gouda Dutch Masterpiece. Esse gouda apresenta notas levemente adocicadas e amendoadas e irão contrastar com todas as notas de cacau, café e o amargor baixo da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

2 thoughts on “Boa Cerveja-Feira #224…. Masmorra

  1. Anselmo Mendo

    Guzzon, como você arrumou essa aí?
    Legal ver que a coisa segue firme no Pará!
    Mas senti falta de uma harmonização com prato típico do norte. Tem muita coisa que cairia bem com uma Stout!
    Valeu por mais esta coluna!
    Abração!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Anselmo,

      Minha esposa viajou para lá a trabalho e me trouxe um growler deles. Acho muito legal vez que temos iniciativas como esta dando frutos em praticamente qualquer local do Brasil.

      Eu até tinha pensando e fazer uma harmonização com um prato local, mas como não conheço a culinária paraense, seria muito no chute falar que daria certo…. rsrsrs

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*