Boa Cerveja-Feira #223…. Delatora

By | 8 de junho de 2018

Esta semana vamos destrancar o cadeado, abrir o bico, entregar o ouro, caguetar, fazer uma delação premiada e ganhar em troca a Delatora.

A Delatora é produzida pela Cervejaria Loba, uma cervejaria mineira fundada em 2013 com foco na produção de cervejas especiais, mas que também conta com uma linha de cervejas sem glúten.

O salto da cervejaria ocorreu em 2016 quando lançaram 16 rótulos buscando consolidar seu portfólio e dar opções aos seus clientes, aliás neste mesmo ano ganhou medalha de ouro na Copa das Cervezas da America que ocorreu no Chile com sua Strong Scotch Ale.

O lançamento da Delatora ocorreu no final de 2017 e a motivação da cerveja é o momento no qual o país esta passando, inclusive em uma das entrevistas o time da cervejaria disse que a coloração mais avermelhada que o esperado para uma session é para refletir o rubor da vergonha que o país, ou alguns políticos mais especificamente, está passando.

Delatora

Cervejaria Loba DelatoraDados Técnicos:

Cerveja: Delatora
Estilo: Session IPA
Teor: 4,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 600 ml
Nota: 3,50

Cerveja dourada e brilhante, com reflexo levemente âmbar. Pouco translúcida e com espuma branca e persistente.

No aroma um equilíbrio agradável entre as notas cítricas de grapefruit e laranja e a presença do dulçor do malte. Em segundo plano uma leve presença resinosa de lúpulo, inesperado para uma session, mas ainda assim bem vindo.

Ao provarmos notamos que a Delatora apresenta corpo médio baixo e carbonatação média. Enquanto que no paladar o amargor cítrico de casca de laranja é a primeira percepção que temos, seguido pela presença de notas cítricas e a suaves notas de malte.

O aftertaste reforça a presença do lúpulo, com fortes notas cítricas, suave resinoso e um final com amargor e adstringência persistentes.

A Delatora trás um aroma delicioso e equilibrado, mas o paladar pende muito mais para a presença do lúpulo. Uma pequena correção no aftertaste tornaria esta cerveja uma ótima session, mas ainda assim é muito boa.

Para a harmonização vamos buscar algo com toque mais informal, que combina com o perfil mais fácil de beber da cerveja e que possa trazer mais gente para a mesa para compartilhar o prato e a cerveja.

Minha proposta é harmonizar com canoas de batatas rústicas com raspas de parmesão e alecrim. Buscamos aqui salientar o amargor da cerveja com as notas herbais do alecrim e o salgado do queijo.

Prost!

Fabrizio Guzzon

2 thoughts on “Boa Cerveja-Feira #223…. Delatora

  1. Anselmo Mendo

    Esse tem tudo a ver com o Brasil e nosso último programa da Lei Seca, Guzzon!

    Sabe o que precisava ter na sua harmonização? Pimenta Dedo Duro de Moça 😀

    Abs!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Anselmo,

      Nem tinha pensado nisso, mas é verdade…. a Delatora caberia num cenário de Lei Seca…

      E pimenta dedo ‘duro’ de moça é uma boa pedida…. kkkkk …. dá para rechear e empanar… acho que acompanharia bem…

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*