Boa Cerveja-Feira #220….Nuclear Fusion

By | 18 de maio de 2018

Esta semana vamos unir núcleos atômicos e liberar muita energia com a Nuclear Fusion.

Esta cerveja é produzida pela Koala San Brew, uma cervejaria natural de Nova Lima em Minas Gerais. Foi em 2013 que a cervejaria iniciou a busca por sabores diferentes do que se encontrava então no mercado, associada à adição de ingredientes locais, mas sempre mantendo a pegada norte-americana que tornou-se a marca da cervejaria.

A cerveja é inspirada na música da Banda Australiana natural de Melbourne, King Gizzard and the Lizzard Wizard, e um detalhe interessante da Nuclear Fusion é que ela leva lúpulos australianos e neozelandezes em sua composição.

Nuclear Fusion

Koala Brew Dados Técnicos:

Cerveja: Nuclear Fusion
Estilo: Double / Imperial IPA
Teor: 8,8%18
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 4,25

Ao servirmos a Nuclear Fusion vemos que ela se apresenta em tom amarelo intenso, completamente opaca e uniforme. A espuma se forma densa, com bolhas pequenas, visualmente muito bonita e persistente.

O aroma apresenta notas cítricas intensas, com pêssego, manga, maracujá, suave presença de tangerina e casca de laranja. Em segundo plano encontramos notas de grapefruit e a presença de malte discreta.

Ao provarmos podemos perceber que a Nuclear Fusion tem corpo médio e carbonatação médio alta. Enquanto que no paladar encontramos notas cítricas de pêssego, maracujá e grapefruit. O malte surge discreto em segundo plano trazendo um dulçor suave que compoe o pano de fundo do paladar.

O aftertaste é pautado pela percepção cítrica com notas de casca de laranja e maracujá, o amargor se apresenta suave e bem equilibrado e ao final a percepção resinosa do lúpulo fecha a experiencia.

A Nuclear Fusion é uma cerveja muito equilibrada, o amargor muito bem pontuado e com persistência ideal aliado aos aromas frescos e pungentes nos surpreende de maneira positiva.

Hoje vou deixar um pouco da minha nostalgia degustativa guiar minha decisão para a harmonização.

Então para a harmonização com a Nuclear Fusion minha proposta é a raríssima e quase esquecida pizza Califórnia. Desta forma vamos valorizar o cítrico da cerveja com a presença do abacaxi e contrapor o dulçor da cerveja com o presunto para pizza.

Prost!

Fabrizio Guzzon

2 thoughts on “Boa Cerveja-Feira #220….Nuclear Fusion

  1. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!

    Poxa, pizza doce com IPA é algo que vou precisar tentar algum dia. Problema é que não vou mais em rodízios e nunca peço a califórnia =P

    Abraço!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Daniel,
      Mas a pizza califórnia é erroneamente alocada no setor de pizzas doces… ela é na verdade é uma pizza agridoce, e poderia ser melhor usada… mas infelizmente ela é renegada hoje em dia. Eu faço parte dos 3% que aprovam a pizza califórnia

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*