Boa Cerveja-Feira #216….Three Hills

By | 20 de Abril de 2018

Esta semana vamos sentar no topo da colina e provar uma produção que começou caseira e ganhou o país com a Three Hills.

Esta APA é o resultado o Concurso Mestre Cervejeiro 2017 realizado pela Cervejaria Eisenbahn. Este concurso tem trazido ao mercado exemplares que nasceram como cervejas caseiras, porem que apresentam o potencial de serem rótulos que orgulham qualquer cervejaria desde 2007. E já falamos de outras cervejas ganhadoras desde concurso, a Altbier ganhadora de 2016, a Belgian Blond ganhadora de 2014 e a IPA ganhadora de 2013.

E como todas as cervejas anteriores, esta apresenta um nível de qualidade acima da média. Porém, diferente dos anos anteriores, onde as amostras eram enviadas para um grupo de juízes para serem avaliadas, o último concurso colocou os finalistas em um reality show. Apesar de ter ouvido algumas críticas ao formato, eu acredito que para a divulgação do mercado cervejeiro e para a visibilidade dos cervejeiros este modelo é muito mais abrangente.

Three Hills

Eisenbahn Three HillsDados Técnicos:

Cerveja: Three Hills
Estilo: American Pale Ale
Teor: 5,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 4,00

Ao servirmos a Three Hills vemos que ela se apresenta em tom dourado intenso com nuances de cobre, brilhante e cristalina. A espuma branca tem boa formação e é bastante persistente.

No aroma as notas de maracujá são muito perceptíveis em primeiro plano, seguida por notas cítricas de grapefruit e lima. Em segundo plano temos a suave percepção de malte e caramelo, discretos mas que compõem muito bem o pano de fundo do aroma.

Ao provarmos notamos que a cerveja apresenta corpo médio baixo e alta carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos a percepção cítrica de maracujá, grapefruit e casca de laranja, acompanhados de forma equilibrada pela percepção de malte e um dulçor frutado muito agradável. O amargor se apresenta cítrico e mediano, inserido de forma a compor muito bem o paladar.

O aftertaste inicia com o dulçor frutado mas logo é tomado pela percepção de amargor cítrico que se mantem mediado em potência, porém bastante persistente.

A Three Hills trás um equilíbrio entre seus sabores e aromas que é invejável, entregando uma American Pale Ale exemplar e mantendo o histórico de cervejas vencedoras bastante acima da média.

Para a harmonização, além de características sensórias temos que lembrar que o nome da cerveja é uma homenagem que o Ivan Tozzi, ganhador do concurso, prestou a cidade de Franca em São Paulo.

Minha sugestão é harmonizar com um prato típico de Franca, o Filé à J.K. Um filé grande, empanado, recheado com presunto e queijo, acompanha arroz com açafrão e ervilhas, fritas, palmito e é coberto com muita mussarela.

Prost!

Fabrizio Guzzon

2 thoughts on “Boa Cerveja-Feira #216….Three Hills

  1. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!

    A hora que identificar essa cerveja no mercado vou pegar uma.

    Eu fui e sou um grande crítico do formato do concurso. Acho que ele deixa a cerveja em 2o plano em prol do entretenimento. Não teria problema nenhum nisso se o intuito fosse só entreter. Inclusive é legal pro crescimento da cerveja no Brasil. Mas quando eles anunciam que vão premiar a melhor cerveja acho que fica bem ambíguo o negócio.

    Enfim, participa quem quer. Eu não quis =)

    Abraço!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Daniel,

      Eu lembro que você criticou o formato mesmo. E realmente durante o programa eles colocam uma série de ‘provas’ e votações onde nem sempre a produção da cerveja esta em pauta. Mas levando em conta que de todas as receitas que eles receberam do Brasil inteiro, eles já pré selecionaram menos de uma dezena, já houve um filtro bem criterioso.
      Se depois deste filtro eles colocam um pouco mais de ‘show’ do processo para atrair mais gente, ainda acho um custo / beneficio interessante.
      Mas no fundo é um concurso, e como vc mesmo disse e uma questão de querer ou não participar.

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*