Boa Cerveja-Feira #211….Red Knight

 Hoje é dia de vestir verde, colocar as botas com fivela e beber cerveja ver…. melha!! Com a Red Knight.

Esta bela cerveja produzida pela Piracicabana Leuven, e esta não é a primeira vez que este portal da cultura cervejeira fala sobre esta cervejaria. Temos o programa 21 lançado em Outubro de 2013 falando sobre a cervejaria quando ela ainda era jovem, e temos o programa 230 lançado em Outubro de 2017 com um bate papo muito bom com a Karin Moraes.

E sobre St Patrick Day, bem sobre isso já falamos bastante por aqui, o Luquita escreveu uma coluna com muito informação, e eu mesmo falei um pouco sobre esta data quando provei um chopp verde da Burgman.

E um detalhe interessante… Minha primeira busca por uma cerveja inglesa ou irlandesa de estilo clássico da escola inglesa foi um tiro n’água. Haviam tantos lançamentos nacionais que não havia espaço para o bar ter alguns clássicos como Fullers por exemplo.

Red Knight

Leuven Red KnightDados Técnicos:

Cerveja: Red Knight
Estilo: Irish Red Ale
Teor: 5,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 600 ml
Nota: 3,75

Ao servirmos vemos que a Red Knight apresenta um vermelho rubi intenso, cristalina e brilhante, espuma bege com boa formação e bastante persistente. A aparência desta cerveja é linda, e já cria uma primeira impressão bastante positiva.

O aroma trás a percepção de biscoito, casca de pão e malte, em segundo plano é agregada a percepção de notas herbais e um toque suave de caramelo e toffe.

Quando provamos a Red Knight notamos uma cerveja de corpo baixo e alta carbonatação. O paladar é apresentado inicialmente ao amargor suave e herbal acompanhado por notas de biscoito e cereais. Em segundo plano temos notas de malte, pão e toffe, este último bastante discreto.

No aftertaste o amargor herbal ganha espaço no paladar acompanhado por notas de biscoito e pão integral e com final seco e levemente adstringente.

A Red Knight é uma Irish Red Ale nacional que honra o histórico do estilo, trazendo uma cerveja leve porem com personalidade e uma aparência impecável.

Para a harmonização, vamos manter aquele clima festivo de St. Patrick Day e trazer uma opção que combine muito bem com o ambiente de bar, amigos e sapateado irlandês.

Minha sugestão é um prato típico irlandês, batatas assadas com ervas aromáticas. Um prato simples e que pode ser compartilhado com os amigos.

As ervas que irão salientar as notas herbais da cerveja, e as batatas irão ganhar com o toque de toffe.

Prost!

Fabrizio Guzzon