Boa Cerveja-Feira #211….Red Knight

By | 16 de março de 2018

 Hoje é dia de vestir verde, colocar as botas com fivela e beber cerveja ver…. melha!! Com a Red Knight.

Esta bela cerveja produzida pela Piracicabana Leuven, e esta não é a primeira vez que este portal da cultura cervejeira fala sobre esta cervejaria. Temos o programa 21 lançado em Outubro de 2013 falando sobre a cervejaria quando ela ainda era jovem, e temos o programa 230 lançado em Outubro de 2017 com um bate papo muito bom com a Karin Moraes.

E sobre St Patrick Day, bem sobre isso já falamos bastante por aqui, o Luquita escreveu uma coluna com muito informação, e eu mesmo falei um pouco sobre esta data quando provei um chopp verde da Burgman.

E um detalhe interessante… Minha primeira busca por uma cerveja inglesa ou irlandesa de estilo clássico da escola inglesa foi um tiro n’água. Haviam tantos lançamentos nacionais que não havia espaço para o bar ter alguns clássicos como Fullers por exemplo.

Red Knight

Leuven Red KnightDados Técnicos:

Cerveja: Red Knight
Estilo: Irish Red Ale
Teor: 5,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 600 ml
Nota: 3,75

Ao servirmos vemos que a Red Knight apresenta um vermelho rubi intenso, cristalina e brilhante, espuma bege com boa formação e bastante persistente. A aparência desta cerveja é linda, e já cria uma primeira impressão bastante positiva.

O aroma trás a percepção de biscoito, casca de pão e malte, em segundo plano é agregada a percepção de notas herbais e um toque suave de caramelo e toffe.

Quando provamos a Red Knight notamos uma cerveja de corpo baixo e alta carbonatação. O paladar é apresentado inicialmente ao amargor suave e herbal acompanhado por notas de biscoito e cereais. Em segundo plano temos notas de malte, pão e toffe, este último bastante discreto.

No aftertaste o amargor herbal ganha espaço no paladar acompanhado por notas de biscoito e pão integral e com final seco e levemente adstringente.

A Red Knight é uma Irish Red Ale nacional que honra o histórico do estilo, trazendo uma cerveja leve porem com personalidade e uma aparência impecável.

Para a harmonização, vamos manter aquele clima festivo de St. Patrick Day e trazer uma opção que combine muito bem com o ambiente de bar, amigos e sapateado irlandês.

Minha sugestão é um prato típico irlandês, batatas assadas com ervas aromáticas. Um prato simples e que pode ser compartilhado com os amigos.

As ervas que irão salientar as notas herbais da cerveja, e as batatas irão ganhar com o toque de toffe.

Prost!

Fabrizio Guzzon

2 thoughts on “Boa Cerveja-Feira #211….Red Knight

  1. Anselmo Mendo

    Boa escolha de St. Patrick, Guzzon. E obrigado pelo post cheio de links, é bem legal quando os texto tem várias referências. Você testou o logo holográfico nessa aí? Acho a Red Ale uma das boas cervejas da Leuven. Tem um ótimo custo benefício. Acho que as festas poderiam ter menos chope verde e mais cervejas como esta :D. E batatas são ótimas harmonizações. Vai ter St Patrick nos bares de São Roque?
    Abração!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Anselmo

      Eu acho que chopp verde é bacana para ‘chamar gente’ para o evento…. mas é só para isso, pq tem muito coisa melhor nas bicas…
      Acabei não usando o app para ver a holografia, e realmente achei que valeu bastante a pena, ótimo custo benefício.
      E em São Roque teve St Patrick sim… na sexta foi no CCT e teve uma banda de Irish Folk chamada Rebel & Sinners, fantástica… realmente muito boa.
      E no sábado no La Maison, com banda de Blues e várias brejas em promoção…

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*