Boa Cerveja-Feira #210….Revontulet

By | 9 de março de 2018

Nesta sexta vamos assistir o sol nascer com uma bela aurora boreal e acompanhados por uma cerveja espanhola com referência finlandesa, a Revontulet.

Esta cerveja é produzida pela Espanhola Nomada, uma cervejaria fundada em 2011 e mesmo com um tempo restrito de vida já acumula experiência e uma carta de cervejas invejável.

Esta cerveja tem seu nome inspirado em uma lenda finlandesa a respeito da aurora boreal, onde o povo saami – que seriam algo como os esquimós finlandesas – dizia que a aurora boreal vinha do toque do rabo de uma raposa na neve e o caçador que capturasse tal raposa teria fama e fortuna pelo resto da vida. Tanto que o termo ‘Revontulet’ significa “fogos de raposa”.

Revontulet

RevontuletDados Técnicos:

Cerveja: Revontulet
Estilo: Sour Ale
Teor: 6,7%
País de origem: Espanha
Embalagem: 330 ml
Nota: 4,00

Ao servirmos vemos que a Revontulet é uma cerveja vermelho vivido com nuances rubi, brilhante e translúcida. A espuma clara se apresenta uniforme, com bolhas pequenas, boa formação e duração.

O aroma acético e lático ocupa o primeiro plano quase em sua totalidade, seguido pela percepção de frutas vermelhas, framboesa e amora.

Quanto provamos a Revontulet notamos que é uma cerveja de corpo baixo e carbonatação médio alta, enquanto que o paladar trás notas acétidas e frutadas acompanhadas pela acidez destacada, além disto encontramos a percepção de frutas vermelhas como amora e framboesa, mas ainda verdes e azedas, com toque levemente aveludado no paladar, notas de malte bastante discretas em segundo plano.

O aftertaste tem notas de framboesa ainda mais presentes e acidez crescente, com final frisante.

A Revontulet é uma cerveja com acidez marcante e percepção de frutas vermelhas, muito refrescante e com ótimo drinkability

Para harmonizar as notas acidas e frutadas desta cerveja eu vou escorregar geograficamente para a Itália e buscar uma sobremesa.

Minha sugestão é harmonizar com um canolli recheado com ricota doce e frutas cristalizadas, a acidez da cerveja irá cortar o dulçor da ricota e todas as notas de framboesa irão trazer destaque para os sabores de frutas cristalizadas e da massa.

Prost!

Fabrizio Guzzon

One thought on “Boa Cerveja-Feira #210….Revontulet

  1. Pingback: Boa Cerveja-Feira #218....Royal Porter - Beercast Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*