Boa Cerveja-Feira #208….Colombina IPA

By | 23 de Fevereiro de 2018

Vamos aproveitar este mês de Fevereiro para fazer um giro pelas cervejas da Colombina, desta vez com a Columbina IPA.

Assim como na semana passada, iremos falar de mais um rótulo da Cervejaria Goyas sob o rótulo da Columbina.

Esta semana vamos tratar da IPA produzida por eles, e como na Gynhattan temos a adição de um elemento regional para dar um toque especial a esta cerveja, neste caso o uso de rapadura. Mas neste momento podem pensar que rapadura não é algo peculiar ao serrado, mas estamos falando da rapadura Moça Branca, uma rapadura típica do serrado que se trata de uma rapadura batida e que por conta deste processo se torna clara e macia.

Colombina IPA

Dados Técnicos:

Cerveja: Colombina IPA
Estilo: India Pale Ale
Teor: 6,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 600 ml
Nota: 3,50

Este India Pale Ale apresenta cor dourada escura com tons de cobre, brilhante e cristalina com espuma de bolhas pequenas com boa formação e mantendo uma fina camada sobre a cerveja por um bom tempo.

O aroma inicial trás notas de malte e herbal bastante equilibradas, em segundo plano temos notas de caramelo, um toque bastante agradável de rapadura, melaço, mel e açúcar queimado.

Ao provarmos notamos que a cerveja apresenta corpo médio e carbonatação médios, enquanto que no paladar temos a presença de notas herbais, percepção maltada com dulçor baixo de mosto e rapadura, o amargor surge mediano puxado pelas notas herbais e frutadas. Em segundo plano encontramos notas de açúcar queimado, toffe e caramelo.

O aftertaste é marcado pelas notas de malte e principalmente pelo toque herbal e amargor seco ao final.

A Columbina IPA é uma cerveja com toque da escola inglesa, herbal e levemente terrosa, com final seco e agregando as notas de rapadura.

Para a harmonização é impossível não pensar em como aproveitar as notas de rapadura presentes nesta cerveja.

Minha sugestão é harmonizarmos com lombo suino caramelizado com barbecue caseiro, agregando o dulçor do barbecue com as notas de rapadura e o herbal trazendo ainda mais sabor para a carne.

Prost!

Fabrizio Guzzon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*