O redesign da marca Palta

By | 26 de julho de 2014

design_cerveja_topo_palta_1

Lembram da Cervejaria Palta? A Red Planet Ale deles foi a breja do Beercast #58. Conversamos com o Sulivan, diretor de criação da agência Intermix Comunicação lá de Curitiba, responsável pelo redesenho da marca e dos rótulos da cervejaria. Ele explicou para nós como foi o processo:

“O brief era profissionalizar o rótulo da cerveja da Palta. Tínhamos que criar uma personalidade para o produto que o diferenciasse dos demais. Quando eles chegaram até nós, a cerveja ainda tinha um rótulo feito de forma muito caseira que, diferentemente da cerveja,  não carregava a mesma qualidade final. Mas, mesmo sendo para estar na gôndola, ele foi criado para ganhar destaque e mostrar o espírito da cerveja e da cervejaria. Além disso, a nossa ideia era que não ficasse apenas nisso, mas que o rótulo virasse outros produtos como camisetas e também adesivos. Também desenvolvemos a marca da cerveja e o conceito Let’s Beer”

palta_rotulo_evolucao

Rótulos a marca antiga da Cervejaria Palta e redesenho da Red Planet Ale

“O processo criativo começou com o nome da cerveja: Red Planet Ale. O próprio nome já nos deu uma bela indicação de que caminho seguir. Dai foi só fazer ligação entre elementos que fossem do tema planeta vermelho. (ETs, naves, espaço, astronauta). A ilustração foi uma condição para criar exclusividade e perfeccionismo, aspecto que os cervejeiros aplicam nas suas fórmulas, e obviamente para dar o caráter artesanal da cerveja.”

palta_design_astronauta

“O uso do Astronauta foi a partir do nome Red Planet Ale e daí seguimos com a descoberta da fórmula que veio de Marte. Mas como a cerveja pedia algo mais ousado e criativo, que é o espírito dos caras da Palta, optamos por criar um astronauta radical. Que apresentasse a cerveja de forma impactante e que, quando batessem o olho nela na prateleira, a reação fosse: Nossa! Quero ver qual é a dessa cerveja! Daí pra frente a qualidade do produto faz o resto do trabalho.”palta_logo_novo

“O desenvolvimento foi pensado para uma linha de cervejas e não somente este rótulo. O uso de um papel especial (metalizado), foi fundamental para trazer vida ao logo e proposta. As infos técnicas tem que fazer parte da solução gráfica pois agregam ao produto e esclarecem o consumidor.”

palta_rotulo_logo_novo_garrafa

11 thoughts on “O redesign da marca Palta

  1. Kailan

    Estou cursando design, e estou adentrando no mundo das cervejas artesanais, e sem dúvidas o que mais me chama atenção são os rótulos. Esse redesign ficou muito bom, mudando bastante o próprio posicionamento da marca, mostrando ela como algo mais radical, o que provavelmente chama bastante a atenção dos mais jovens.
    Com certeza o rótulo me faria levar algumas para casa. E onde existe essa camisa para comprar? A arte é excelente, adoraria ter uma.

    Reply
    1. Ricardo Shimoishi

      Tb achei sensacional o rótulo. É um passo importante para querer beber a cerveja.
      Mas depois disso, já era: A cerva deles é muito boa. Uma drinkabilidade sensacional dentro de um estilo pouco explorado no Brasil. E a partir disso, o rótulo vai ficar prá segundo plano…

      🙂

      Reply
  2. Vinicius Rodrigues

    O rótulo é sensacional, sem dúvida na gôndola eu pegaria sem pensar caso não conhecesse a cerveja.

    Por enquanto esse rótulo continua lá na prateleira de cerveja em casa… não tomei a segunda do concurso ainda.
    Mas vou precisar emagrecer um pouco antes de usar a camiseta com essa arte rsrs

    Reply
  3. Fabrizio Guzzon

    Anselmo,
    Ainda não vi esta breja ao vivo para poder ver 100% do rotulo, com o metalizado e tudo mais, mas a sacada do astronauta, o cranio e a breja na mão sobre o fundo do planeta vermelho ficaram muito boas.
    Abç
    Guzzon

    Reply
    1. Anselmo Mendo Post author

      O acabamento na garrafa é bem bacana também Guzzon. A vantagem de rótulos como esse é que facilitam bastante na hora de criar material de merchandising.

      Reply
      1. Fabrizio Guzzon

        Anselmo, sim, imagino que as camisetas tenham ficado animais.
        Abç
        Guzzon

        Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*