Cerveja Artesanal Caseira – Posso fazer cerveja de qualquer coisa?

 

Cerveja Artesanal Caseira - Posso fazer cerveja de qualquer coisa?

Cerveja Artesanal Caseira – Posso fazer cerveja de qualquer coisa?

Posso fazer cerveja de qualquer coisa?

Essa é uma pergunta frequente durante o curso e nas brassagens coletiva que fazemos.

Quando vamos fazer uma cerveja com ingredientes além dos básicos, sempre vamos pensando em sabores e aromas que queremos sentir, na cor  que queremos ver. Geralmente são duas linhas de raciocínio: em uma , pensamos em um estilo de cerveja que gostamos  e procuramos ingredientes ou sabores que podem deixar aquele estilo diferente e gostoso, único. Em outra,  pensamos em sabores e aromas que nos agradam e aí vamos atrás do estilo que mais combina.

Legal, é por aí, mas para que o resultado final não te desaponte, vamos pensar no processo de produçao de cerveja.

A produção de cerveja é dividida em algumas etapas: a mostura, a fervura, a fermentação,  a maturação, o envase.  Em cada uma delas, há transformações físicas e químicas. Ativação das enzimas, inativação de enzimas, evaporação de sub-produtos indesejados, produção do álcool e ésteres frutais, carbonatação, mudança de cor, mudança de aroma, mudança de sabor, de corpo…  um processo de mudanças!

Para escolher qual o melhor momento da produção para juntar sua idéia na sua cerveja , nao há regras. É indicado estudar o ingrediente, para saber como ele se comporta em cada etapa. E então escolher quando colocar, qual quantidade e preparação adequada de cada ingrediente.

Lembrando sempre que fazer cerveja é divertido, e que as possibilidades são infinitas, o legal mesmo é curtir o momento. Inventa, prova, chama os amigo pra participar… na alegria e na tristeza. Se ficar boa comemora, se ficar ruim.. aguenta a tiraço de sarro e bora fazer de novo, até ficar do jeito imaginado.