Cerveja Artesanal Caseira – É verdade que eu posso fazer cerveja na minha casa?

Por | 18 de março de 2014

Alo galera do beercast,

Todo mês ministro um curso prático de fazer cerveja lá no meu bar, o Tchê Café. E gostaria de fazer minha primeira colaboração aqui no beercast respondendo a uma dúvida frequente dos nossos clientes e futuros alunos:

Cerveja Artesanal Caseira

Cerveja Artesanal Caseira

É verdade que eu posso fazer cerveja na minha casa?

Sim. Apesar de uma grande variedade de estilos, cada um com seus aromas, sabores e aparência, a cerveja é feita basicamente com apenas 4 ingredientes: água, malte, lúpulo e levedura… Cada um com sua importância e colaboração. Pode ter outros ingredientes além desses? Pode. Pode não ter algum desses? Até pode. Mas com esses quatro vc tem sua cerveja garantida. Basta seguir alguns procedimentos, respeitar algumas regras e ter um pouco de paciência.

A curiosidade das pessoas por fazer sua própria cerveja em casa tem aumentado a cada dia. Um amigo aprende, faz a sua e leva pra galera tomar… dos amigos e parentes, alguém vai se interessar e querer fazer a sua, e  assim a corrente está formada.

E vamos combinar, fazer cerveja é muito legal! Dá trabalho, faz sujeira, gasta água, o chão fica grudento, mas o resultado é gratificante. Além de reunir os amigos, é uma terapia, pois enquanto faz sua cerveja, seus pensamentos e esforços estão todos voltados para essa atividade, te deixando longe de problemas e preocupações do seu dia-a-dia.

Seja pelo resultado final, que é a cerveja, seja pela montagem do equipamento, seja por descobrir seu proprio jeito de fazer, ou pelas crenças que cada um cria para que sua cerveja fique boa, ou até mesmo pelo sonho de um dia ter sua própria cervejaria, cada um que entra no mundo de fabricar cerveja dificilmente consegue sair. É viciante.

No Tchê Café ministramos um curso prático de fazer cerveja inovador… cada aluno faz sua cerveja do início ao fim. Ou seja, a cerveja que vc vai levar pra casa e tomar é uma obra totalmente sua.

Cada aluno tem seu kit cervejeiro e faz sua própria cerveja.

Cada aluno tem seu kit cervejeiro e faz sua própria cerveja.

Sou muito feliz em ministrar esse curso, é gratificante ver a realização de cada aluno com sua cerveja indo pra casa e ter o feedback deles quando abrem a breja. E principalmente, por estar disseminando a cultura cervejeira pelo nosso país. Sim, país! Pois recebo alunos de vários estados do brasil, até mesmo lugares onde é tão difícil conseguir materia prima e equipamentos.

 

3 comentários para “Cerveja Artesanal Caseira – É verdade que eu posso fazer cerveja na minha casa?

  1. Flavia

    Guzzon,

    Abaixo informações:
    O curso é dividido em 2 partes:

    O primeiro dia tem duração de um sábado inteiro, das 9h às 17h, com café da manhã e almoço harmonizado. A primeira hora do curso é teórica e abordamos vários temas do mundo da cerveja. E depois o resto do dia é prático, cada aluno faz sua própria cerveja,com rendimento de 5 a 6 garrafas de 600ml. Nesse primeiro dia fazemos até deixar o mosto (futura cerveja) no fermentador.

    O segundo dia acontece 10 dias depois, numa terça feira, com duração de 2h, quando os alunos voltam para envasar a cerveja e receber o certificado. ( se nao puder comparecer nesse dia nós envasamos e quando puder você cem buscar sua produção)

    Próximas turmas: 22/03, 26/04
    O valor por pessoa é R$400,00
    Incluso: café da manhã, almoço, apostila, certificado, matéria prima

    A inscrição é válida mediante o pagamento, que pode ser feita:
    Pelo site http://www.tchecafe.com.br/eventos.asp
    Por transferencia bancária (bradesco ou itaú)
    Diretamente no bar Tchê Café na Av Washington Luiz 5628

    Responder
  2. Guzzon

    Flávia,
    Gostei muito do texto, principalmente por explicar que é possível fazer cerveja em casa sem precisar ter uma casa só para isso, que é possível fazer na sua cozinha (obviamente sabendo das limitações de tamanho de panela e afins).
    Sem falar que fazer cerveja pode ser um hobby tão interessante quanto qualquer outro, na minha opinião muito mais interessante que vários outros, pois envolve mais que simplesmente juntar os elementos, você pode se aprofundar em química e física se pensar nas reações dos processos produtivos, ou em culinária e gastronomia se pensar em como harmonizar o seu produto final.. existem inúmeras abordagens para o “fazer cerveja”.
    E aproveitando o espaço, vale a pena compartilhar a duração e periodicidade do curso. Fazer um curso de fabricação de cervejas é um dos meus objetivos para este ano.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*