Boa Cerveja-Feira…. com Winterlude

Esta semana vamos tirar aquele LP da estante, colocar um casaco e curtir o frio com a Winterlude.

Esta cerveja é produzida pelo Birrifício Del Ducato e que já falamos faz algumas semanas atrás na coluna da New Morning.

O nome desta cerveja é uma referência a uma música de Bob Dylan que faz uma junção das palavras winter (inverno) e interlude (interlúdio) que é um neologismo a estação mais fria do ano e que pela interpretação de Bob Dylan é que se trata de uma época de renascimento da natureza.

Winterlude

2016.08.26 WinterludeDados Técnicos:

Cerveja: Winterlude
Estilo: Tripel
Teor: 8,8%
País de origem: Itália
Embalagem: 330 ml
Nota: 4,25

Ao servirmos a Winterlude encontramos uma cerveja dourada, opaca e com espuma de bolhas pequenas, persistente e com boa formação.

O aroma se apresenta frutado com toque de damasco, pêssego e ameixa fresca, em segundo plano encontramos malte e um leve toque condimentado que remete a pimenta síria.

Ao provarmos vemos que se trata de uma cerveja de corpo médio alto e boa carbonatação, enquanto que no paladar a Winterlude apresenta notas frutadas de pêssego e damasco equilibradas com as notas condimentadas e levemente adstringente, o malte surge em segundo plano acompanhando o dulçor das notas frutadas.

O aftertaste é marcado pelo final das notas frutadas que dá espaço para um amargor suave, levemente cítrico, condimentado e adstringente.

A Winterlude é uma cerveja com notas aromáticas frutadas muito agradáveis, mas que surpreende pelo paladar condimentado e levemente amargo.

Para a harmonização vamos buscar as notas frutadas e condimentadas desta cerveja.

Por conta disso eu proponho a harmonização com peito de frango com crosta de parmesão ao forno, vamos realçar o sabor da carne com as notas frutadas e condimentadas e contrastar as notas de malte com o toque salgado do parmesão.

Prost!

Fabrizio Guzzon