Boa Cerveja-Feira…. com Thomas Hardy’s Ale

Esta semana, direto do túnel do tempo, uma cerveja que foi feita para ser esquecida em sua adega e ser lembrada em momentos especiais, a Thomas Hardy’s Ale.

Esta cerveja é produzida pela cervejaria inglesa Thomas Hardy Brewery. A cervejaria começou sua produção em 1968 para comemorar o aniversário de falecimento do escritor inglês Thomas Hardy, que empresta seu nome para a cerveja. Mas alem disso a cervejaria trabalha de uma maneira muito peculiar a Thomas Hardy’s Ale, eles realizam uma produção anual e todas as garrafas são safradas e numeradas.

A cerveja do post é da safra de 2007 (nº Q46463) e abri a poucos meses para comemorar meu aniversário de casamento. Curiosamente esta é a segunda vez que provo esta cerveja, na primeira eu não tinha qualquer conhecimento sobre cervejas especiais e achei que estivesse estragada. Felizmente consegui resgatar esta segunda garrafa e armazenar corretamente por alguns anos até resolver abrir.

Thomas Hardy’s Ale (2007)

Dados Técnicos:

2016.01.22 Thomas Hardy's Ale (2007)Cerveja: Thomas Hardy’s Ale (2007)
Estilo: Old Ale
Teor: 11,7%
País de origem: Inglaterra
Embalagem: 250 ml
Nota: 4,5

 

A Thomas Hardy’s Ale se apresenta uma cerveja de líquido castanho escuro, opaca e com presença de sedimentos ao fundo, fruto da fermentação, e praticamente nenhuma espuma.

No aroma somos apresentados a uma variedade de percepções, malte, caramelo, toques licorosos e notas amadeiradas e vinificadas, percepção de frutas escuras como ameixas e passas e em segundo plano um suave toque de castanha.

Quando provamos a cerveja vemos que se trata de uma cerveja densa com percepção aveludada e baixa carbonatação.

Enquanto que no paladar encontramos os reflexos do aroma, com notas de malte, caramelo, licor de ameixa, notas de madeira que trazem uma leve adstringência e uma suave picância acompanhada de um final quente na garganta e amargor mediano.

No aftertaste as notas de madeira se intensificam trazendo uma lembrança vinificada, juntamente com a percepção de caramelo e uma leve adstringência e picância.

A Thomas Hardy’s Ale é uma cerveja que esbanja complexidade, sendo densa e ainda assim aveludada, com toques de malte, caramelo, frutas escuras, madeira e vinho, tornado cada novo gole uma redescoberta da cerveja.

Para a harmonização temos que trazem um prato que tenha força para se equiparar a cerveja e sem esquecer que a cerveja é para momentos especiais.

Eu proponho um clássico dos jantares de casamento, Filet Mignon ao molho madeira. Lembrando que estou falando do molho madeira clássico, sem essa de molho de caixinha.

A Mignon no molho madeira irá trazer as notas mais salgadas da carne grelhada e as notas densas e vinificadas do molho, que serão destacadas pelas notas amadeiradas e licorosas da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon