Boa Cerveja-Feira…. com Sur Citra

By | 11 de dezembro de 2015

Esta semana vamos descobrir que quando algo vai “azedar” ainda assim pode ser uma boa experiência, e quem nos prova isso é a Sur Citra.

A Sur Citra é produzida pela cervejaria dinamarquesa To Øl, uma cervejaria fundada em 2010 mas que já nasceu com uma carga de experiência razoável e uma visão do mundo cervejeiro bastante apurada.

2015.12.11 Sur Citra Rotulo

Belo rótulo da Sur Citra

Seus fundadores, Emil Jensen e Tore Gynther, já eram cervejeiros caseiros desde 2005 e quando faziam faculdade um de seus professores era o Mikkel Borg Bjergsø que fundou a cervejaria Mikkeller, e convenhamos que ter a ajuda de alguém como o Mikkel Borg para entender e produzir cerveja faz com que um bom caminho seja trilhado. Uma comprovação do empenho em fazer boas cervejas que a To Øl tem é que mesmo sendo fundada em 2010 a cervejaria já entrou entre as 100 melhores no ranking do Ratebeer em 2012, e nos anos de 2013 e 2014 ela já figurava entre as 10 melhores.

Seguindo o padrão da cervejaria a Sur Citra apresenta um rótulo com uma bela arte, e a cerveja em si também não deixa que a fama já obtida pela cervejaria seja injustificada. Uma curiosidade é que esta Sour tem como inspiração da Orval, uma cerveja trapista que também é reconhecida pela sua acidez.

Sur Citra

Dados Técnicos:

2015.12.11 Sur CitraCerveja: Sur Citra
Estilo: Sour Ale
Teor: 5,5 %
País de origem: Dinamarca
Embalagem: 330 ml

Quando servimos a Sur Citra vemos um líquido amarelo suave, opaco e com espuma branca que se forma de maneira abundante e consistente.

No aroma o primeiro impacto vem das notas de maracujá e cítrico dos lúpulos usados, em segundo plano encontramos notas herbais, malte e a presença da acidez.

Ao provarmos notamos uma cerveja de corpo leve e boa carbonatação, enquanto que no paladar a Sur Citra se mostra levemente condimentada e salgada com notas cítricas, ácidas e azedas bem destacadas, em segundo plano ainda é possível perceber as notas de maracujá que estavam no aroma e o frutado de frutas brancas.

No aftertaste a acidez e o azedo se misturam com as notas de maracujá e frutas brancas gerando um final levemente azedo e frutado que nos faz salivar.

A Sur Citra é uma cerveja leve e refrescante que apresenta notas ácidas, cítricas e azedas muito bem inseridas.

Para a harmonização nada mais justo que trazer algo que valorize as notas azedas desta cerveja.

Eu proponho uma harmonização por contraste com torta de limão, onde iremos contrastar o dulçor da torta com a acidez e o inicio levemente salgado da cerveja, enquanto que notas cítricas criam um elo de ligação.

Prost!

Fabrizio Guzzon

8 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com Sur Citra

  1. Pingback: Boa 100rveja-Feira.... com Sans Frontiere - Beercast Brasil

  2. Pingback: Boa Cerveja-Feira.... com Sessions: Sesson - Beercast Brasil

  3. Luquita da Cerveja

    Sem dúvida duas das melhores cervejarias juntas só pode sair grande coisa… estou na seca para essa Sour.

    Se não me engano o nome tem alguma ligação com o modo de se falar que se assemelha a Orval na língua local ou falando Orval se parece com Sur… ou talvez seja outra cerveja deles rs.

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Luquita,

      A cerveja usa a Orval como inspiração, mas pelo que vi o “Sur” é uma brincadeira com o termo “Sour”…

      Abç
      Guzzon

      Reply
  4. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!

    Essa cerveja tomei esses tempos atrás também e dei 3,75 estrelas no untappd. Essas dinamarquesas são demais. To Ol, Mikkeler, Evil Twin… os caras mandam muito bem.

    Uma sugestão, por que você não passa a dar suas tampinhas para as cervejas? Seria legal ter esse tipo de avaliação também.

    A harmonização de sour com torta de limão deve ficar bom demais! Vou testar qualquer dia.

    Abraço!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Daniel,

      Gostei da ideia Daniel, vou começar a colocar as tampinhas ou nota do untappd que dei para a cerveja.

      E estas cervejas azedas são sempre uma opção bem bacana para acompanhar doces, no das sour os doces mais citricos ficam melhores ainda.

      Abç
      Guzzon

      Reply
  5. Anselmo Mendo

    Muito bom Guzzon. Acabei de chegar da Bélgica e hoje me identifico mais com cervejas ácidas e azedas como as Lambics. Inusitado o design do rótulo, heim? Lembra os de alguns espumantes ou vinhos brancos refrescantes. Pra cervejas ácidas gosto das harmonizações com queijos que testei, eles são mais adstrigentes, me parece, e ajudam no gole seguinte. Estava com saudades de ler seus textos. Abs!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Anselmo!
      Esta sour com lupulos americanos é bem interessante, tanto pelo azedo bem presente, tipico das geuzes, quanto pelas notas cítricas comuns aos estilos dos EUA.

      Eu achei o rótulo muito legal, não dá para saber direito se do que se trata, mas passa uma mensagem refrescante por conta dos tons frios.

      As harmonizações com queijo são muito boas, eu acho que é possível achar um queijo para cada tipo de cerveja…. é uma combinação que dá muito certo.

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*