Boa Cerveja-Feira…. com Stout Sierra Nevada

Por | 9 de setembro de 2016

Esta semana vamos galopar pelas verdes pradarias lupuladas do oeste com a Stout Sierra Nevada.

Esta Stout é produzida pela Sierra Nevada, uma reconhecida cervejaria da Califórnia. Principalmente por conta de suas famosas Pale Ale e Extra Pale Ale.

Mas hoje não vamos falar da cervejaria e sim de uma vertente que ela segue em praticamente todas suas cervejas, o “West Coast Style”, estilo característico das cervejarias da costa oeste dos EUA. Este ‘estilo’ por assim dizer é bem característico pelo uso abundante de lúpulo tendo aromas e sabores bastante frescos e destacados, enquanto que o “East Coast Style” tende a ser mais equilibrado com malte e com presença de especiarias.

Tanto que a Stout Sierra Nevada conta com a adição de três lúpulos, um para amargor (Bravo) e dois para aroma (Cascade e Yakima Golding).

Stout Sierra Nevada

2016-09-09-stout-sierra-nevadaDados Técnicos:

Cerveja: Stout Sierra Nevada
Estilo: Stout
Teor: 5,8%
País de origem: EUA
Embalagem: 330 ml
Nota: 4,00

Quando servimos a Stout Sierra Nevada vemos uma cerveja preta, completamente opaca e com espuma densa, cremosa e persistente com um belo tom de creme.

No aroma encontramos o aroma destacado de café expresso, malte torrado e o toque herbal de lúpulo e em segundo plano temos notas discretas de cacau.

Ao provarmos vemos que a cerveja possui corpo médio baixo e média carbonatação, enquanto que no sabor encontramos notas de café, malte torrado e cacau. Em segundo plano o amargor de malte torrado se inicia mediano mas ganha espaço, e quando chegamos ao aftertaste encontramos a percepção de grãos de café torrados com o amargor ainda mediano ganhando um toque herbal por conta do lúpulo e o final se apresenta seco com notas de torra bastante persistentes.

A Stout Sierra Nevada é uma cerveja que trás a identidade da stout com esmero, notas de café e torra destacadas e equilibradas de forma primorosa.

Para a harmonização vamos novamente fugir dos doces de chocolate amargo como fizemos na ultima semana e vamos buscar um prato que tenha força para equilibrar com as notas da stout.

Eu proponho um carré de carneiro feito na brasa, a carne de carneiro tem sabor forte e marcante e não será apagada pela força da cerveja, e as notas herbais da cerveja poderão destacar o sabor da carne.

Prost!

Fabrizio Guzzon

6 comentários para “Boa Cerveja-Feira…. com Stout Sierra Nevada

    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Bruno,
      Fantástico, a minha não era tão fresca e ainda assim o lúpulo estava presente, imagino que pegar uma com pouco tempo de envase seja uma experiência melhor ainda.

      Abç
      Guzzon

      Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Luquita,
      E isso que a cerveja já estava um tempo aqui em casa…. pegar uma garrafa nova deve ser melhor ainda.
      Mas a Sierra Nevada manda muito bem neste quesito, as brejas deles que tomei fresca eram uma porrada de lúpulo.

      Abç
      Guzzon

      Responder
  1. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!

    Ainda não tomei essa da Sierra Nevada, mas acredito que deva ser muito boa. Eles são famosos pela qualidade das cervejas e no livro sobre levedura que estou lendo são citados mais de uma vez por investirem bastante nos laboratórios.

    E não deixa minha noiva ficar sabendo dessa harmonização de stout com carré de cordeiro que vou ter prejuízo lá em casa hahaha

    Abraço!

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Daniel

      Ela é muito boa sim, tem tudo que uma stout precisa para ser boa e ainda com um toque de lúpulo americano.
      surpreenda sua noiva com essa harmonização…. rsrsrs, assim vc ganha pontos.

      Abç
      Guzzon

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*