Boa Cerveja-Feira…. com Stone IPA

Por | 16 de setembro de 2016

Esta semana voltamos para o oeste dos Estados Unidos para provar um estilo clássico de uma cervejaria clássica com a Stone IPA.

Esta IPA é produzida pela Stone Brewing de San Diego. Esta cervejaria foi fundada em 1996 por dois amigos, Steve Wagner um cervejeiro caseiro e amante da cultura cervejeira que é o presidente da Stone Brewing e seu primeiro mestre cervejeiro, e  Greg Koch um cervejeiro geek e entusiasta do rock’n’roll que é hoje o CEO e porta voz da Stone Brewing.

E nascendo na costa oeste dos EUA esta é uma IPA que carrega toda a cultura e estilo da costa oeste, para se ter uma idéia são usados alguns poucos lúpulos… na verdade não são poucos…. olha ai : Magnum, Chinook, Centennial, Azacca, Calypso, Motueka, Ella & Vic Secret.

Stone IPA

2016-09-16-stone-ipaDados Técnicos:

Cerveja: Stone IPA
Estilo: American IPA
Teor: 6,9%
País de origem: EUA
Embalagem: 355 ml
Nota: 3,75

Quando vemos a Stone IPA no copo temos uma cerveja dourada com nuances âmbar, levemente turva e com espuma densa e muito persistente que se negou a sumir mesmo quando copo estava no final.

Ao sentir o aroma temos a percepção cítrica e frutada com toques de maracúja, grapefruit, pera e uva italia, e em segundo plano o malte surge fechando a percepção.

No paladar o amargor cítrico surge em primeiro plano sendo complementada por notas frutadas de maracujá, lima e pêra com o dulçor do malte fazendo o contraponto em segundo plano.

E como no inicio da degustação o amargor continua sendo o principal protagonista no aftertaste com notas cítricas de lima e casca de laranja com levemente herbal ao final e bastante persistente.

A Stone IPA se mostra uma cerveja que trás aquilo que se espera de uma IPA da costa oeste dos EUA, sendo amarga, pungente, persistente e cítrica.

Para a harmonização, vamos sair um pouco da clássica batida de IPA com hambúrguer, mas não vamos tão longe assim.

Para esta harmonização eu proponho tiras de picanha em rechaud de pedra. O sabor forte da carne será destacado pelas notas cítricas e frutado da cerveja e o rechaud de pedra alem de ser ótimo para manter o calor é uma referência ao Stone da cervejaria.

Prost!

Fabrizio Guzzon

6 comentários para “Boa Cerveja-Feira…. com Stone IPA

  1. Pingback: Boa Cerveja-Feira.... com Ruination - Beercast Brasil

    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Luquita,

      Os caras mandam muito bem nessa breja Luquita! Queria ter provado on tap essa para poder aproveitar 100% do uso dos lúpulos…

      Teve uma da Stone que trouxe da viagem que estava fora do padrão…. não aguentou a viagem e ficou ruinzinha…. mas bebi assim mesmo… rsrs

      Abç
      Guzzon

      Responder
  2. Daniel Córdova

    Grande Guzzon!
    Cara, acho que foi a primeira vez que vejo harmonização com o nome da cervejaria hahaha Mas devo dizer que é genial.
    Vc comprou aqui no BR essa Stone, ou trouxe dos EUA?
    Parece ser muito boa
    Abraço!

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Daniel,
      Estas IPA puxadas no lúpulo são ótimas para acompanhar carnes deste jeito…
      E essa é da leva que trouxe dos EUA, não vi por aqui ainda…

      Abç
      Guzzon

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*