Boa Cerveja-Feira…. com Snowdrift Vanilla Porter

By | 27 de junho de 2014

Se na semana passada nos falamos de uma Spiced Beer feita com base em uma Porter, hoje vamos falar de uma Porter.

A Snowdrift Vanilla Porter é uma porter com adição de favas de baunilha feita pela Leinenkugel’s Brewing Company, uma cervejaria com cerca de um século e meio de vida, que passou pela lei seca e ainda conseguiu se manter ativa.

A cervejaria foi fundada em 1867 por Jacob Leinenkugel e John Miller, porem Miller vendeu sua parte em 1884, já em 1988 ela foi comprada pela Miller Brewing Company, que é subsidiária de uma das gigantes da indústria cervejeira, a SABMiller. E por mais intuitivo que parece, o fundador John Miller não teve qualquer ligação com a Miller Brewing, o fato de dois “Millers” passarem pela vida da cervejaria foi uma coincidência.

E agora que já falamos um pouco sobre a árvore genealógica da cervejaria, vamos à cerveja.

Snowdrift Vanilla Porter

2014.06.27 Snowdrift Vanilla PorterDados Técnicos:

Cerveja: Snowdrift Vanilla Porter
Estilo: Porter
Teor: 6,0%
País de origem: EUA
Embalagem: 355 ml

Vemos ao servir um líquido marrom escuro, praticamente negro e com uma espuma de boa formação que se mantêm estável por um bom tempo.

No aroma encontramos as notas esperadas da porter com chocolate amargo e malte, que traz a lembrança de biscoito caseiro, porem temos a presença de notas de baunilha tão presentes quanto as demais.

Quando provamos encontramos um líquido denso, porem com boa carbonatação. E no sabor as notas são equilibradas trazendo o chocolate, malte e baunilha praticamente no mesmo plano, com um amargor baixo que serve para criar um pano de fundo a degustação.

No aftertaste as notas de baunilha ganham mais destaque, mas não traz dulçor e sim uma nota de especiaria, ou um dulçor mais rústico.

Temos uma cerveja encorpada e saborosa que equilibra as notas de chocolate, malte e baunilha, e a inserção de favas de baunilha na receita trazem ao final do gole uma sensação de frescor inesperado com as notas mais rústicas de baunilha.

Esta é uma cerveja que combinaria muito bem com o nosso inverno e as notas de baunilha e malte são ótimas para harmonizar com doces, e neste caso eu sugiro um bolo caseiro de cenoura com cobertura de chocolate. Uma receita relativamente simples que trás ótimos elementos para harmonizar com esta cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

10 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com Snowdrift Vanilla Porter

    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Anselmo,
      De fato, as caracteristicas da Porter são um prato cheio para colocar baunilha e outros produtos que tragam estas notas. Imagino que canela tambem deva combinar bem.
      Abç
      Guzzon

      Reply
  1. Luquita da Galera

    Essas cervejas diferentes são de dar água na boca rs.

    Depois te mostro o trabalho da Carta do ICB e as harmonizações que meu grupo fez, elas hipnotizaram o Alfredo!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Boa Luquita!
      Estou acertando minha agenda para ir no próximo encontro, se vc for tbm vou querer ver a carta que vc fez.
      E agora a carta é em grupo? Qdo fiz era individual, eles ficaram malucos no final do ano com quase 40 cartas para avaliar em poucas semanas… rsrsrs
      Abç
      Guzzon

      Reply
        1. Fabrizio Guzzon Post author

          Lucas, acho que poder apresentar é muito mais legal. Tem muita coisa que você acaba colocando em uma carta de cerveja que se você puder fazer o seu papel de Sommelier apresentando ao cliente fica muito melhor do que simplesmente um “cardápio”.
          Abç
          Guzzon

          Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Caramba Renato… agora que você falou, deve harmonizar sim! Aquele crocante da casquinha com açúcar e canela e o recheio de doce de leite devem bater muito bem com a textura mais encorpada da cerveja e com as notas de baunilha.
      Abç
      Guzzon

      Reply
  2. Vinicius Rodrigues

    E esse gosto de sobremesa que veio na boca? faz como?

    Porter é um estilo muito legal, ótima análise Guzzon.

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Valeu Vinicius,
      E o gosto de sobremesa vem junto com a cerveja. O fato de ser encorpada e com esse toque de baunilha faz com que ela acompanhe muito bem várias sobremesas.
      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*