Boa Cerveja-Feira…. com Shipyard Brown Ale

By | 3 de abril de 2015

Algumas semanas atrás falamos das cervejas Broken Dial e The Ridge feitas no Reino Unido e que buscavam inspiração nos estilos Americanos, esta semana vamos falar de uma cerveja feita nos Estados Unidos, mas que busca inspiração no estilos Inglês, a Shipyard Brown Ale.

A Shipyard é uma cervejaria com cerca de 20 anos, mas que mantem uma proposta muito alinhada com a crescente cultura de cervejarias artesanais nos EUA, trazer cervejas inovadoras com qualidade e preocupação com os consumidores, e além disso a cervejaria se preocupa em formar mestres cervejeiros com essa mesma paixão.

Outro ponto curioso é que a Shipyard é uma empresa familiar, e talvez por isso mesmo sempre se referencia aos funcionários como a família da cervejaria.

A Shipyard Brown Ale começou a ser produzida em 2010 como cerveja sazonal, e como foi dito anteriormente apesar de ser um estilo tipicamente inglês, a Shipyard usou 5 maltes e 3 lúpulos para produzir a sua Brown Ale, colocando um pouco da personalidade da cervejaria na cerveja.

Shipyard Brown Ale

Dados Técnicos:

2015.04.03 Shipyard Brown AleCerveja: Shipyard Brown Ale
Estilo: Brown Ale
Teor: 5,4 %
País de origem: EUA
Embalagem: 355 ml

Quando servimos encontramos uma cerveja em tom castanho com nuances rubi, uma espuma bege com boa formação e estabilidade.

No quesito aroma a cerveja destaca as notas de malte, caramelo e toffe enquanto que em segundo plano temos notas suaves de chocolate.

Quando provamos encontramos um líquido de corpo médio e boa carbonatação, enquanto que no paladar encontramos notas de malte levemente torrado, toffe e caramelo em primeiro plano e de forma mais sutil as notas de chocolate. O amargor se mantêm presente durante toda a degustação, porem sempre baixo e servindo muito como pano de fundo, sendo pautado pelas notas de torra do malte.

Já no amargor a presença do amargor é mais destacada, trazendo a percepção de chocolate meio amargo e toffe acompanhado de um leve frisante.

A Shipyard Brown Ale é uma cerveja de corpo médio e notas de malte, toffe e chocolate com um amargor pautado pela torrefação, porem com uma boa carbonatação que ajuda na suavização da percepção deste amargor.

Para a harmonização vamos buscar salientar as notas de malte e torra, então sugiro um filé de alcatra grelhado com cebolas caramelizadas no azeite.

Vamos buscar uma harmonização por semelhança neste caso, o filé grelhado irá acompanhar e destacar as notas de malte e torra, enquanto que a cebola caramelizada no azeite irá destacar as notas de toffe, e aproveitamos que a cerveja apresenta uma boa carbonatação para que ela limpe o paladar ao final do gole.

Prost!

Fabrizio Guzzon

4 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com Shipyard Brown Ale

    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Luquita,
      Valeu! Vale a pena colocar na lista essa breja, para quem gosta dos estilos ingleses é uma boa pedida!

      Abç
      Guzzon

      Reply
  1. Anselmo Mendo

    Guzzon, gosto muito do desenho clássico dos rótulos da Shipyard. Preservam muito bem a tradição americana sem deixar de ser modernos. Não conheço essa Brown Ale, mas depois do A Pint deu mais vontade ainda de beber esses estilos! Abração!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Anselmo,
      Os rótulos da Shipyard são bem bacanas, esse conceito de figura central destacada e todo o resto em volta da um ar mais tradicional.
      Essa brown ale é gostosa, chega a ser refrescante, mas é bem aderente ao estilo.

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*