Boa Cerveja-Feira…. com Samuel Old Fezziwig Ale

By | 9 de maio de 2014

Mais um exemplar da Samuel Adams, desta vez uma cerveja criado especificamente para comemorar as festas de Natal no hemisfério norte.

Duas coisas denotam o espírito natalino desta cerveja, a primeira é o estilo utilizado, o Spiced/Herb Beer, que basicamente é quando a cervejaria escolhe uma de suas cervejas de base e incrementa esta formula, colocando ervas e condimentos e aumentando o teor alcoólico, tanto que estas cervejas são tratadas por muitos como “winter warmers”, ou seja, cervejas para aquecer o inverno.

A segunda é o nome da cerveja, Old Fezziwig é uma referencia a um dos contos de Charles Dickens, especificamente o conto “A Christmas Carol”. Que a grande maioria de nós já viu alguma adaptação nos cinemas ou TV, onde os fantasmas do natal passado, presente e futuro visitam o Sr. Scrooge.

Depois deste passeio pelas raízes desta cerveja, vamos ao liquido.

Samuel Adams Old Fezziwig Ale

Dados Téc2014.05.02 Samuel Adams Old Fezziwig Alenicos:

Cerveja: Samuel Adams Old Fezziwig Ale
Estilo: Spiced/Herb Beer
Teor: 5,9 %
País de origem: EUA
Embalagem: 330 ml

Temos aqui uma cerveja de liquido castanho escuro com uma boa formação de espuma bege que mantêm um alo ao redor do copo.

No primeiro plano do aroma encontramos o malte com notas de biscoito caseiro, caramelo e chocolate e em segundo plano encontramos notas mais discretas de especiarias e cítrico.

Quando bebemos a cerveja encontramos um liquido de corpo médio alto e com boa carbonatação, e no sabor as notas já percebidas no aroma se confirmam trazendo a presença do malte e chocolate amargo, porem temos a presença inesperada de notas de canela, gengibre e laranja que se formam no paladar trazendo uma complexidade agradável e equilibrada.

No retrogosto temos a presença bem pontuada do amargor, criado pelas notas de torrefação do malte e que trazem uma sensação de chocolate amargo, acompanhada pelas notas cítricas da laranja e da presença das notas de especiarias do gengibre e canela.

Este rótulo da Samuel Adams nos apresenta uma cerveja encorpada que destaca o malte e as notas de chocolate e se complementa de maneira equilibrada com as notas cítricas de laranja e as notas de especiarias de canela e gengibre.

Esta cerveja é quase uma leitura do natal do hemisfério norte, suas notas acompanham muito bem os pratos da culinária natalina de lá. Mas para a dica de harmonização vou buscar algo muito mais comum a nossa culinária, um bolo de laranja cremoso.

Em comum só precisamos da laranja, pois esta cerveja irá complementar o paladar com todas as outras notas que precisamos como o chocolate e a canela.

Prost!

Fabrizio Guzzon

4 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com Samuel Old Fezziwig Ale

  1. Luquita da Galera

    Puxa incrível como vc trás a história e isso complementa na cerveja, rs. Ela parece de certa forma complexa e de perfeita harmonização, vejo ela indo muito bem com o bolo de nozes e maça da minha sogra ou o panetone alemão que minha mãe faz.

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      É legal buscar estas histórias pois muitas vezes elas contextualizam o nome, ou o sabor ou estilo da cerveja… e neste caso, ela é uma cerveja que combina com estes doces que trazem este espírito festivo.

      Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Anselmo, de fato ela vai casar muito bem com o clima de festa junina, inclusive com alguns pratos. Talvez um bolo cremoso de fubá seja uma opção tão boa quanto o bolo de laranja

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*