Boa Cerveja-Feira…. com Samuel Adams Juniper IPA

Seguindo meu passeio pelo portfólio da Samuel Adams, esta semana vou trazer outro rotulo que provei e me agradou muito, talvez pelo fato de usarem em sua composição bagas de zimbro, o mesmo tipo usado na produção de gim, um de meus destilados prediletos.

A adoção deste ingrediente traz algumas notas discretas, mas que dão personalidade à cerveja.

Samuel Adams Juniper IPA

Dados Técnicos:

2014.05.02 Samuel Adams Juniper IPACerveja: Samuel Adams Juniper IPA
Estilo: American IPA
Teor: 5,8 %
País de origem: EUA
Embalagem: 330 ml

Quando servimos esta cerveja encontramos um liquido de cor cobre intenso e cristalino, uma boa formação de espuma, branca e consistente.

No aroma as notas cítricas do lúpulo se pronunciam trazendo a percepção de frutas amarelas e grapefruit, enquanto o malte e suaves notas florais perfumadas entram em segundo plano trazendo equilíbrio.

Quando bebemos o primeiro gole temos o encontro com um liquido de corpo médio, um pouco acima das India Pale Ales que estamos acostumados, mas ainda com boa carbonatação e sabor cítrico marcante.

Mas esta cerveja não se contenta em apresentar somente isto ao nosso paladar, a percepção inicial cítrica e de amargor médio baixo dão espaço para notas frutadas de grapefruit e até laranja e uma suave presença do malte, mas no aftertaste temos uma nova onda de intenso amargor, agora inserido com notas cítricas e florais que trazem um final seco.

Temos neste rotulo uma cerveja refrescante, mesmo com seu final amargo, que apresenta um aroma equilibrado e um sabor notável com notas cítricas e florais. Estas notas florais, em minha opinião, é a discreta e muito bem inserida contribuição que o zimbro trouxe a esta cerveja.

Em alguns países europeus, como Itália e Grécia, o zimbro era usado como complemento da pimenta para intensificar seu sabor, então para harmonizar com esta cerveja vou sugerir um belo prato de nachos com queijo cheddar e jalapeño fatiado. Enquanto buscamos o equilíbrio entre o queijo com as notas cítricas e o álcool da cerveja, deixamos o amargor final, com notas cítricas e florais, dar uma nova leitura ao sabor da pimenta.

Prost!

Fabrizio Guzzon