Boa Cerveja-Feira…. com Samuel Adams Juniper IPA

By | 2 de maio de 2014

Seguindo meu passeio pelo portfólio da Samuel Adams, esta semana vou trazer outro rotulo que provei e me agradou muito, talvez pelo fato de usarem em sua composição bagas de zimbro, o mesmo tipo usado na produção de gim, um de meus destilados prediletos.

A adoção deste ingrediente traz algumas notas discretas, mas que dão personalidade à cerveja.

Samuel Adams Juniper IPA

Dados Técnicos:

2014.05.02 Samuel Adams Juniper IPACerveja: Samuel Adams Juniper IPA
Estilo: American IPA
Teor: 5,8 %
País de origem: EUA
Embalagem: 330 ml

Quando servimos esta cerveja encontramos um liquido de cor cobre intenso e cristalino, uma boa formação de espuma, branca e consistente.

No aroma as notas cítricas do lúpulo se pronunciam trazendo a percepção de frutas amarelas e grapefruit, enquanto o malte e suaves notas florais perfumadas entram em segundo plano trazendo equilíbrio.

Quando bebemos o primeiro gole temos o encontro com um liquido de corpo médio, um pouco acima das India Pale Ales que estamos acostumados, mas ainda com boa carbonatação e sabor cítrico marcante.

Mas esta cerveja não se contenta em apresentar somente isto ao nosso paladar, a percepção inicial cítrica e de amargor médio baixo dão espaço para notas frutadas de grapefruit e até laranja e uma suave presença do malte, mas no aftertaste temos uma nova onda de intenso amargor, agora inserido com notas cítricas e florais que trazem um final seco.

Temos neste rotulo uma cerveja refrescante, mesmo com seu final amargo, que apresenta um aroma equilibrado e um sabor notável com notas cítricas e florais. Estas notas florais, em minha opinião, é a discreta e muito bem inserida contribuição que o zimbro trouxe a esta cerveja.

Em alguns países europeus, como Itália e Grécia, o zimbro era usado como complemento da pimenta para intensificar seu sabor, então para harmonizar com esta cerveja vou sugerir um belo prato de nachos com queijo cheddar e jalapeño fatiado. Enquanto buscamos o equilíbrio entre o queijo com as notas cítricas e o álcool da cerveja, deixamos o amargor final, com notas cítricas e florais, dar uma nova leitura ao sabor da pimenta.

Prost!

Fabrizio Guzzon

7 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com Samuel Adams Juniper IPA

  1. Renato Martins

    Cara, meu pai sempre me pede pra procurar uma pinga que tem Zimbro… mas nunca encontrei… ele disse que é muito boa! Agora, na cerveja… vou ter que provar!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Se encontrar prove Renato, vale muito a pena.
      Pena só tive acesso a duas garrafas quando estava viajando, valia a pena ter tomado mais umas desta.

      Reply
  2. Lucas Zurwellen

    Muito interessante, até pq não tinha visto nenhuma breja com zimbro até hoje.

    A descrição dela mostra que é uma AIPA bastante mais complexa e diferente (dentro do estilo) das demais. Frutado e floral são difíceis de aparecerem!

    Deu vontade mais uma vez!

    Reply
    1. Guzzon

      Lucas, e eu só descobri que o tal “juniper” era o zimbro depois de beber… e foi então que algumas coisas se encaixaram… vale a pena provar se vc encontrar, é um exemplar bem peculiar de AIPA

      Reply
    1. Guzzon

      Anselmo, esse é um ponto interessante…
      O aroma floral que esta cerveja trás é “perfumado”, se vc conhece o aroma perfumado do gim e sabe que tem zimbro na composição, vc faz a ligação.
      Quando eu bebi, não sabia que juniper era zimbro, então para mim era somente aroma floral perfumado… depois que li um pouco mais a respeito a coisa fez mas sentido… e consegui ligar o perfume ao zimbro.
      Mas em uma degustação as cegas, é muito dificil fazer esta ligação… esta muito mais para aquela situação que depois que vc fala percebe que algum aroma, as outras pessoas tbm passam a perceber.

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*