Boa Cerveja-Feira…. com Samuel Adams Cherry Chocolate Bock

By | 23 de maio de 2014

Depois de cerca de um mês passeando pelo vasto portfólio da Samuel Adams é o momento de finalizarmos esta série, e nada mais justo para um bom final do que algo que tenha quase todas as características de uma sobremesa.

A Samuel Adams não é uma cervejaria que se contenta facilmente com o comum, então eles já tinham em seu portfólio uma Chocolate Bock, mas para comemorar as festas de final de ano isso ainda era muito simples e a grande sacada foi incluir um toque de cereja, para falar a verdade é bem mais que só um toque.

Esta cerveja tem de fato cerejas e cacau granulado em sua composição trazendo assim toda a complexidade de sabores e aromas que estes ingredientes têm.

Samuel Adams Cherry Chocolate Bock

Dados Técnicos:

2014.05.23 Samuel Adams Cherry Chocolate BockCerveja: Samuel Adams Cherry Chocolate Bock
Estilo: Bock
Teor: 5,6%
País de origem: EUA
Embalagem: 330 ml

Quando servimos esta cerveja encontramos um liquido negro, com uma espuma bege consistente e cremosa.

No aroma já encontramos em primeira mão as notas de cereja e chocolate amargo, enquanto o malte se mantem em segundo plano criando o cenário para estes aromas.

Quando bebemos a cerveja temos um liquido de corpo médio e boa carbonatação, que traz em primeiro plano o sabor da cereja, que salienta o dulçor do malte mas com o contraponto da leve acidez frutada que a acompanha, juntamente com as notas de chocolate amargo.

No aftertaste o chocolate amargo ganha força, tornando o amargor com notas de chocolate mais presentes, enquanto que as notas de cereja desvanecem no paladar deixando somente o dulçor frutado que equilibra o amargor.

Esta é uma cerveja complexa, onde as notas de cereja e de chocolate amargo invertem suas forças no decorrer da degustação, criando um equilíbrio entre o dulçor, acidez e amargor.

Como havia dito no inicio, esta cerveja é praticamente uma sobremesa e para ser sincero em alguns momentos se pode achar que se trata de um bolo floresta negra liquido. Por conta desta semelhança que a harmonização sugerida para esta cerveja é o Bolo de Chocolate, assim deixamos a cerveja entrar com todas as notas frutadas de cereja para compor a experiência.

E para ser um pouco mais especifico sugiro uma fatia de bolo da loja “O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo”. Não sei ao certo se é o melhor do mundo, mas é o melhor que eu já comi.

Prost!

Fabrizio Guzzon

7 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com Samuel Adams Cherry Chocolate Bock

  1. Pingback: Boa Cerveja-Feira #237.... Sam 76 - Beercast Brasil

    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Anselmo,
      Minha maior tristeza quando escrevi as resenhas da Samuel Adams, ainda mais no fechamento, era saber que não iria encontrar estas cervejas por aqui… esta em especial por que a cereja e o chocolate entram tão bem equilibrados na cerveja que você bebe uma garrafa sem enjoar e ainda pensa em abrir outra…

      Abç
      Guzzon

      Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Lucas, essa breja me surpreendeu quando tomei, muito equilibrada e saborosa. Pena que eu não tinha um pedaço de bolo quando abri… rsrs

      Abç
      Guzzon

      Reply
  2. Vinicius Rodrigues

    Caraca, essa deu muita água na boca.

    Outro dia tomei a floris Chocolat esperando algo assim… Até era, mas era mega enjoativo, os aromas e sabores do chocolate eram totalmente artificias… Decepcionou.

    E O melhor bolo de chocolate do mundo tem muito potencial de ser o melhor mesmo. É excelente

    Ansioso pela próxima cervejaria, já que a Samuel Adams acabou

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Vinicius, esta Samuel Adams esta longe de ser enjoativa. O dulçor do malte não é excessivo, e mesmo assim a acidez da cereja, mesmo que suave, quebra essa sensação.

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*