Boa Cerveja-Feira…. com Saison du Tracteur

By | 23 de outubro de 2015

Esta semana vamos para as terras no norte buscar uma cerveja de fazendeiros, a Saison du Tracteur.

A Saison du Tracteur é produzida pela Le Trou du Diable, uma cervejaria canadense que fica em Quebec  Seu nome é uma homenagem a um violento redemoinho que existe na parte de baixo das quedas d’agua de Shawinigan, e por sinal Le Trou du Diable significa “Buraco do Diabo”, pois este redemoinho é muito profundo e ninguém chegou ao fundo ainda, na verdade, ninguém foi e voltou para contar por isso a brincadeira em se dizer que ele chega até o inferno.

Historicamente o estilo era fabricado pelos fazendeiros no período do inverno para gerar demanda de atividades para os trabalhadores das fazendas, e posteriormente eram consumidas no verão quando as fazendas tinham os trabalhadores sazonais. Para referenciar e homenagear este histórico do estilo a cerveja trás um rotulo e um nome que remete claramente a isso.

Saison du Tracteur

Dados Técnicos:

2015.10.23 Saison du TractourCerveja: Saison du Tracteur
Estilo: Saison
Teor: 6,0 %
País de origem: Canadá
Embalagem: 375 ml

Ao servirmos a Saison du Tracteur vemos um liquido amarelo claro, levemente opaco com espuma abundante, mas com bolhas um maiores do que o esperado.

O aroma se apresenta com cítrico com notas de maracujá e acerola e ao final temos a percepção de notas levemente condimentadas.

Quando provamos encontramos uma cerveja leve e bastante carbonatada, enquanto que no paladar as notas cítricas se destacam trazendo a percepção de maracujá e casca de laranja acompanhados por um amargor baixo e em segundo plano temos novamente as notas condimentadas.

No aftertaste o amargor ganha um pouco mais de destaque acompanhado por um suave condimentado e leve azedo que lembra casca de laranja.

A Saison du Tracteur é uma cerveja muito refrescante e com alto drinkability, trazendo notas cítricas e um final levemente condimentado e azedo.

Para a harmonização vamos buscar algo que destaque os pontos fortes da cerveja.

Eu proponho uma harmonização com salmão assado ao molho de maracujá reduzido. A combinação de salmão com maracujá é comum e funciona muito bem, e vamos usar isso para destacar as notas cítricas que remetem a maracujá da cerveja, alem de deixar o final com notas condimentadas destacar o sabor da carne.

Prost!

Fabrizio Guzzon

4 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com Saison du Tracteur

    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Luquita,
      Pelo que vi a cervejaria manda bem em praticamente todos seus rótulos, tem uma outra cerveja que provei dele que ainda vou colocar aqui no site, vc vai ver o outro rótulo…

      Em comparação com a Innovation da semana passada e o rotulo feito no Paint, este é muito melhor… rsrsrs

      Abç
      Guzzon

      Reply
  1. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!

    Bela cerveja. Tomei ela não faz muito tempo e lembro de ter gostado. Além do que essa tampinha fica muito legal na coleção.

    Agora esse salmão com maracujá deve ser animal. Vou ter que copiar uma hora dessas!

    Abraço

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Daniel,

      A cerveja é muito boa, ganhou minhas 3,75 tampinhas no Untaapd.
      O salmão com maracujá funciona muito bem, essa acidez e citricidade do maracujá completa muito bem o sabor do peixe, e se vc tiver uma cerveja que tambem seja citrica e ácida, sem ser muito forte (como uma IPA) vai casar direitinho.

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.