Boa Cerveja-Feira…. com Saison Diego

Por | 18 de dezembro de 2015

Esta semana vamos temperar nosso copo com uma cerveja que buscou ser exótica em sua composição, a Saison Diego.

Produzida pela cerveja Green Flash a Saison Diego é um trocadilho com a cidade natal da cervejaria, San Diego. A cervejaria é relativamente nova, como falamos no artigo da cerveja Le Freak também produzida por eles, mas vemos que ela não se contenta em ficar parada sem inovar.

A Saison Diego é uma Saison, mas que foi criada seguindo um conceito de “summer ale”, ou seja, o conceito de cervejas mais leves para serem consumidas no verão, mas acreditar que isso é redução de qualidade é um erro, essa busca foi feita com a escolha de alguns ingredientes que pudessem trazer estas características para a cerveja, entre eles gengibre, casca de laranja azeda e grãos do paraíso.

Este último em específico se trata de um condimento exótico, nativo do continente africano que na idade média foi usado como opção a pimenta do reino. Ele é um grão que trás notas apimentadas e canforadas enquanto que no paladar trás tanto picância quanto dulçor.

Saison Diego

Dados Técnicos:

2015.12.18 Saison DiegoCerveja: Saison Diego
Estilo: Saison
Teor: 5,0%
País de origem: EUA
Embalagem: 355 ml
Nota (0-5): 3,75

Ao servirmos a Saison Diego vemos a formação de uma espuma branca e persistente sobre um líquido amarelo pálido e brilhante com presença de sedimentos ao fundo.

No aroma encontramos notas de especiarias que remetem a pimenta branca e pimenta rosa, mas que provavelmente são originados do uso dos grãos do paraíso, além da presença do malte de maneira suave e as notas rústicas e azedas de forma mais discreta em segundo plano.

Ao provarmos vemos que a Saison Diego se apresenta uma cerveja de corpo baixo e alta carbonatação enquanto que no paladar o malte surge em primeiro plano com um leve dulçor, mas logo as notas de especiarias, pimenta rosa, notas rústicas e um leve azedo surgem complementando a percepção e ganhando força.

No aftertaste temos a presença suave das notas de especiarias e uma acidez residual presente, enquanto que o amargor se mantém baixo e discreto em toda a experiência dividindo o espaço de maneira equilibrada com as notas acidas e azedas.

A Saison Diego se mostra uma cerveja leve, com notas de especiarias que surgem marcantes em todo o decorrer da experiência e se mantendo refrescando, como a proposta da cervejaria.

Para a harmonização seria uma injustiça não usar todas estas notas de especiarias que a Saison Diego trás, mas sem esquecer que ela ainda é uma cerveja leve.

Eu proponho neste caso uma harmonização com uma moqueca capixaba de tilápia. Uma cerveja leve para um peixe de sabor leve, onde buscamos salientar o sabor do peixe usando tanto as notas ácidas quanto as notas condimentadas apresentadas pela cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

5 comentários para “Boa Cerveja-Feira…. com Saison Diego

    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Lucas

      A cerveja é muito boa mesmo! Vale a pena provar.

      As notas conforadas vem da minha lembrança de quando meus pais usavam canfora com alcool para quando eu me machucava não ficar roxo… tem um aroma herbal e levemente mentolado… mas não é como menta… é mais herbal… dificil de explicar… rsrs

      Abç
      Guzzon

      Responder
  1. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!
    Só consegui vir aqui hoje, mas pelo estado da minha fome a essa hora, essa moqueca de tilápia parece sensacional!
    E muito interessante a proposta dessa cerveja. Vou experimentar quando tiver a oportunidade.
    Abraço!

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Daniel,

      Essa cerveja consegue ter personalidade e ainda ser leve e com um drinkability muito alto, daqueles que você bebe a vontade em uma tarde de sol na beirada da piscina… E esses toques condimentados dela vão muito bem com um porção de peixe na mesma beirada de piscina… rsrs.

      E coloquei em prática sua sugestão da pontuação… estou colocando a pontuação que coloquei no untaapd, vamos ver se o formato fica legal.

      Abç
      Guzzon

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*