Boa Cerveja-Feira…. com Saison à Trois

Esta semana iremos falar de uma edição especial e colaborativa entre duas cervejarias brasileiras, a Saison à Trois.

Feita pela carioca 2Cabeças, uma cervejaria relativamente nova mas que tem 2014.09.12 Saison à Trois 2cabeçasapostado em um modelo de cervejaria cigana, sem ter um local físico de produção e usando outras cervejarias para produzir sua cerveja, este modelo alternativo chegou a ser citado pelo Valor Econômico e dá ao cervejeiros (Bernardo Couto e Salo Maldonado) uma maior liberdade na criação dos rótulos, mas também gerou períodos no qual a cervejaria deixou de produzir por não ter parceiros que tivessem espaço em suas linhas de produção para alocar suas cervejas.

2014.09.12 Saison à Trois InvictaMas em 2013 a 2Cabeças começou a ter estabilidade na sua produção e passou a ter a cervejaria Invicta como parceira para produzir suas cervejas, o que nos leva a segunda cervejaria envolvida na criação da cerveja, a própria Invicta, natural de Ribeirão Preto esta cervejaria já se iniciou com um mestre cervejeiro com boa experiência e com cervejas ganhadoras de prêmios.

 

Um ponto de convergência entre as duas cervejarias é pensar em surpreender seus clientes com cervejas que tragam uma nova experiência, e nesta linha que a Saison à Trois foi criada, pensando em uma experiência nova para os cervejeiros.2014.09.12 Saison à Trois Literario

Um fato muito interessante é que no lançamento desta cerveja o site Eu Bebo Sim convidou três escritores (Aleksandro Nunes da Costa, Adrienne Myrtes e Alessandra Safra) para escrever contos literários sobre um mesmo tema: Um Ménage à Trois em uma cervejaria.  Nada mais oportuno do que estes contos para se ler enquanto se bebe uma cerveja como esta.

Saison à Trois

2014.09.12 Saison à TroisDados Técnicos:

Cerveja: Saison à Trois
Estilo: Saison
Teor: 5,8%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml

Ao servir encontramos um liquido amarelo opaco, com boa formação e estabilidade de espuma.

No aroma encontramos um misto de notas cítricas e rústicas, trazendo a lembrança de lima, grappefruit e algumas notas frutadas que remete a pêra acompanhada de notas de especiarias, principalmente coentro.

Ao provar encontramos uma cerveja de corpo leve e bem carbonatada, e no sabor encontramos em primeiro plano as notas ácidas, típicas das cervejas do estilo saison, porem acompanhada das notas de especiarias e citricas. O amargor segue suave tanto sabor quanto no aftertaste onde as notas ácidas ganham ainda mais destaque fechando a cerveja com um final seco e refrescante.

Esta é uma cerveja leve e refrescante, porem com notas ácidas bem presentes e equilibradas com as notas cítricas e de especiarias, que tornam este conjunto equilibrado e com bom drinkability.

Para a harmonização vamos buscar uma carne que tenha um sabor mais suave, mas que de alguma forma traga meios de conversar com a acidez da cerveja.

Neste caso, vou sugerir uma harmonização com ceviche de salmão. A carne é suave e saborosa e seu sabor será ressaltado pelas notas de especiarias da cerveja, e usamos a acidez presentes tanto na cerveja quanto no prato para se completarem, enquanto o ceviche traz uma acidez cítrica e levemente apimentada, a Saison à Trois trás uma acidez seca e condimentada.

Prost!

Fabrizio Guzzon