Boa Cerveja-Feira…. com The Ridge

Por | 6 de fevereiro de 2015

Esta semana iremos falar de mais uma cerveja que buscou o melhor de dois mundos, ou estilos, a The Ridge.

A cerveja é produzida pela Harviestoun na Escócia, e falamos sobre a história da cervejaria na coluna onde falamos da Olah Dubh 18.

A The Ridge foi pensada para trazer uma mescla entre o estilo inglês e americano de se produzir uma Pale Ale, tanto que é tratada pela cervejaria como uma Pale Ale do “Meio do Atlântico”, para isso a cervejaria usou tanto lúpulos ingleses quanto americanos, buscando trazer as notas características destes dois lúpulos e assim representar as duas escolas cervejeiras.

Uma tradução aproximada para o The Ridge seria O Cume, e eles acertaram em produzir uma cerveja que esta acima da média, com sabores e aromas equilibrados e distintos..

The Ridge

2015.02.06 The RidgeDados Técnicos:

Cerveja: The Ridge
Estilo: American Pale Ale
Teor: 5,0 %
País de origem: Escócia
Embalagem: 330 ml

Quando servimos vemos uma cerveja amarela intensa, com liquido opaco e com uma espuma branca e persistente.

Quando partimos para o aroma encontramos a presença do lúpulo cítrico e herbal em primeiro plano com notas de casca de laranja, logo seguido pelas notas de malte que trazem uma sensação de caramelo suave.

Ao provarmos encontramos uma cerveja de corpo e carbonatação médias, enquanto que no sabor as notas do lúpulo invertem suas forças e o herbal se torna mais presente do que as notas cítricas, juntamente com o amargor bem destacado.

No aftertaste as notas cítricas trazem novamente a presença de laranja, mas acompanhada de um amargor persistente e agradável, com final seco e refrescante.

A The Ridge é uma cerveja saborosa que prima pela presença equilibrada do lúpulo e do amargor, trazendo as características das pale ales americana e inglesa sem gerar confusão.

Para harmonizar vamos nos aproveitar justamente do lúpulo bastante presente e da diversidade que ele trás de aromas e sabores.

Proponha harmonizar com um lanche de rosbife quente com queijo estepe no pão ciabata. Vamos usar uma carne de sabor mais forte para equilibrar o amargor e deixar as notas cítricas temperarem o sabor do rosbife, enquanto que as notas herbais da cerveja irão completar o queijo estepe, que por si só já trás as mesmas notas.

Prost!

Fabrizio Guzzon

6 comentários para “Boa Cerveja-Feira…. com The Ridge

  1. Pingback: Boa Cerveja-Feira.... com Ola Dubh 1991 - Beercast Brasil

  2. Pingback: Boa Cerveja-Feira.... com Broken Dial - BeerCast Brasil

    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Luquita,
      Verdade.. até agora todas que eu provei da Haviestoun foram no mínimo acima da média… algumas são simplesmente fantásticas.. tem uma outra deles que vou postar em breve..

      Abç
      Guzzon

      Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Anselmo,
      Verdade, não tinha pensando nisso… o Bauru do Ponto Chic é uma ótima harmonização para essa breja, alem de ser um otimo lanche sozinho tbm.
      Abç
      Guzzon

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*