Boa Cerveja-Feira…. com Rebel IPA

By | 22 de julho de 2016

Esta semana vamos nos rebelar contra o sistema junto com a Rebel IPA.

Produzida pela conhecida Samuel Adams esta cerveja busca engarrafar todo o conceita das IPA das costa oeste, mas um pouco diferente das grandes referências como a Stone IPA e Bear Republic’s Racer 5 IPA que tem um amargor bastante presente, ambas acima de 70 IBU, a Rebel IPA tras 45 IBU se colocando praticamente no limite inferior do IBU esperado para uma IPA.

Mas o amargor inferior a estas outras referências é proposital, justamente para colocar em destaque o sabor e o aroma da cerveja que conta com cinco lúpulos clássicos das IPA da costa oeste: Cascade, Simcoe, Centennial, Chinook e Amarillo.

Outro fato interessante sobre a Rebel IPA é que sua origem é o projeto “Micro Cervejaria 10 galões” da Samuel Adams onde eles produzem cerca de 40 litros de cerveja experimental. Esta cerveja nasceu neste projeto e sua aceitação foi tamanha que foi parar na linha regular, inclusive com uma identidade visual diferente das demais cervejas de linha da Samuel Adams.

Rebel IPA

promocao_risoma_img_04Dados Técnicos:

Cerveja: Rebel IPA
Estilo: IPA
Teor: 6,5%
País de origem: EUA
Embalagem: 355 ml
Nota: 3,75

A apresentação visual da cerveja é invejável, líquido dourado, cristalino com espuma branca, duradoura e de boa formação.

O aroma de lúpulo cítrico com notas de maracujá, grapefruit, manga e pinho se destacam trazendo juntamente a percepção frutada e o frescor da cerveja, em segundo plano encontramos o malte de maneira mais discreta.

Ao provarmos vemos que a Rebel IPA tem corpo e carbonatação média, enquanto que no paladar os sabores frutados e cítricos se destacam, trazendo a percepção de maracujá, manga e casca de laranja com amargor mediano com persistência baixa e final limpo.

O aftertaste se apresenta frutado com amargor baixo e breve com notas suaves e cítricas, fechando de maneira limpa e deixando o frescor da cerveja como percepção mais evidente.

A Rebel IPA é uma cerveja com notas frutadas e cítricas bastante frescas, amargor mediano e breve, mas com uma qualidade invejável e final limpo.

Para a harmonização vamos trazer algo bastante comum ao dia a dia de quem vive nos Estados Unidos e que mantém o espírito caseiro da cerveja.

Eu proponho uma fatia larga de “sausage pizza”, vamos deixar o amargor da cerveja e suas notas frutadas complementarem as notas mais picantes e defumadas do peperone e da salsicha da pizza.

Prost!

Fabrizio Guzzon

5 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com Rebel IPA

  1. Pingback: Boa Cerveja-Feira.... com Rebel Rouser - Beercast Brasil

  2. Anselmo Mendo

    Guzzon, não conhecia, pra variar, essa aí também 😀 O curioso é o redirecionamento de marketing com o design desse rótulo. A Samuel Adams mantem seu visual “clássico” há muito tempo e parece tentar pegar um público mais jovem com o novo desenho. Muito bom. E concordo com o Daniel, sacanagem peperoni a essa hora!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Anselmo,

      Achei a identidade visual desta linha da Samuel Adams bem interessante, e diferente da linha regular e pelo que vi essa linha é meio que exclusiva para as IPAs deles e outras cervejas com essa pegada mais extrema e pode ser sim um meio de chegar no publico mais jovem.

      Abç
      Guzzon

      Reply
  3. Daniel Córdova

    Caramba Guzzon!

    Tu me manda uma pizza de pepperoni com IPA a essa hora da manhã e eu com uma tangerina só pra comer até o almoço… que triste hahaha

    Parece muito boa essa cerveja. Tenho uma munhequeira de tênis justamente dessa cerveja, que trouxeram pra mim dos EUA. Pena que não trouxeram a cerveja em si.

    Abraço!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Daniel!

      Faz parte da dieta diária quando se viaja estas comidas tipo fast food… mas sabendo achar uns lugares bacanas vale a pena… Essa pizzas de peperoni com “salsicha” (que mais parece uma linguiça) são muito bacanas… a maioria ainda vem com pimentão e cogumelos… e vai muito bem com a breja,

      Se tiver a chance de provar a breja vale a pena, é uma IPA bem bacana… por lá, se não me engano, paguei uns 2,5 dolares no wal mart…. queria ter esse tipo de opção por aqui…

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*