Boa Cerveja-Feira…. com Reale

Por | 5 de junho de 2015

Buongiorno bevitoris! Esta semana vamos falar de uma cerveja italiana que foi a prima birra da cervejaria, a Reale.

A algumas semanas atrás falamos da Duchessa con Farro da cervejaria Birra del Borgo, e esta semana vamos falar da cerveja que eles consideram “A primeira, a original, a única” Reale.

E de fato no inicio da história da cervejaria optaram por produzir cervejas com um forte vinculo com as raízes da história cervejeira, mas sem abrir mão das técnicas e ingredientes presentes no mercado, e com isso a Reale foi a primeira cerveja da Birra del Borgo, uma American Pale Ale que foi criada como uma Pale Ale inglesa em praticamente todos seus quesitos, com exceção do lúpulo, que foi usado o lúpulo americano para o aroma. Com isso a Reale apresenta um corpo e carbonatação típicos das pale ale inglesas, porem no aroma e sabor somos pegos pelas conhecidas notas cítricas das pales americanas.

Reale

2015.06.05 RealeDados Técnicos:

Cerveja: Reale
Estilo: American Pale Ale
Teor: 6,4%
País de origem: Itália
Embalagem: 330 ml

Quando servimos a Reale encontramos uma cerveja de líquido âmbar intenso, levemente turva e com uma espuma generosa e cremosa.

No aroma temos o lúpulo em destaque, trazendo notas cítricas de maracujá e grapefruit, em segundo plano temos leves notas herbais e uma suave percepção de pinha.

Quando provamos a cerveja encontramos um líquido de carbonatação e corpo medianos, enquanto que no sabor o malte faz o papel de cartão de visita, surgindo logo no inicio e é logo acompanhado pelas notas cítricas e frutadas da Reale, o amargor surge em seguida sobrepondo as notas de malte e destacando as notas cítricas do lúpulo.

No aftertaste o amargor da cerveja continua crescente, preenchendo o paladar com as notas cítricas do lúpulo e traz um final seco, deixando tudo pronto para um novo e refrescante gole.

A Reale é uma cerveja refrescante que prima pelo amargor cítrico bem inserido e equilibrado com as notas de malte.

Para a harmonização vamos homenagear as origens da Reale e buscar algo que destaque o amargor e a refrescancia desta cerveja.

Então proponho um polpetone recheado, para tornar as coisas ainda mais interessantes aconselho usar um pouco de hortelã fresca picada na carne e usar provolone no recheio do polpetone. Enquanto a hortelã irá fazer a refrescancia da cerveja se tornar mais evidente, o toque salgado do queijo irá contrastar com as notas cítricas da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

7 comentários para “Boa Cerveja-Feira…. com Reale

  1. Pingback: Boa Cerveja-Feira.... com Maledetta - Beercast Brasil

    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Degustador,
      Sem dúvida, uma cerveja muito saborosa.
      A Birra del Borgo acertou a mão nesta APA, mantendo um base inglesa com lupulos americanos.
      cerveja para 4 tampinhas fácil… rs

      Abç
      Guzzon

      Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Luquita,

      Vale a pena conhecer, mas acho que essa veio pelo Have a Nice Beer, agora WBeer… mas acho que dá para comprar pela loja virtual deles… é uma ótima experiência.

      Abç
      Guzzon

      Responder
  2. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!

    Essa cerveja é muito boa mesmo. Tudo nela é diferente, desde a proposta até a garrafa única.

    Encomendei esses dias todas as novas cervejas deles que chegaram no BR e to esperando ansiosamente pra prová-las.

    O polpetone da harmonização além de delicioso fecha certinho com o tom italiano do momento. E nunca pensei em usar hortelã, acho que vou experimentar em algum prato outra hora.

    Abraço!

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Daniel!
      Eu achei a cerveja muito boa… vou procurar algumas outras da Birra del Borgo para provar, mesmo não sendo tão fácil de achar elas por aqui. No site eu vi vários rotulos deles que parecem ser muito interessantes…

      E usar hortelã para fazer polpetone, ou hamburguer, é uma boa, sem exagero ela dá um toque refrescante ao prato.

      Abç
      Guzzon

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*