Boa Cerveja-Feira…. com Post Road

By | 7 de novembro de 2014

Para não perder o trem fantasma do Halloween, esta semana vou partir para uma pumpkin ale, a Brooklin Post Road.

Nos últimos dias tivemos tanto a coluna do Renato Martins do Trio da Semana quanto a coluna do Luquita de Nerdices Cervejeiras falando sobre as cervejas para acompanhar o halloween, inclusive sobre a Post Road, e talvez a mais icônica seja mesmo a pumpkin ale. E apesar de comumente chamarmos estas cervejas de Pumpkin Ales, pelo BJCP elas são enquadradas como Spice/Herb/Vegetables Beer, eu prefiro continuar chamando de Pumpkin Ale.

E para representar o estilo vou falar sobre a Post Road, que ganha seu nome da estrada colonial que ligava Nova Iorque a Boston. E esta estrada é famosa até os dias de hoje por conta dos marcos que ainda podem ser encontrados e que datam do século 18.

Post Road

2014.11.07 Post RoadDados Técnicos:

Cerveja: Post Road
Estilo: Pumpkin Ale
Teor: 5,0%
País de origem: EUA
Embalagem: 355 ml

O líquido se apresenta num tom amarelo escuro com nuances cor de abóbora e cobre, com uma espuma branca com boa duração.

No aroma as notas de malte que remetem a biscoito e pão de mel surgem em primeiro plano, mas logo são acompanhadas pelas notas de abóbora que lembram mais doce de abóbora do que a própria fruta e especiarias como canela.

Ao provar encontramos um líquido leve e de boa carbonatação.

No sabor temos o malte e o lúpulo em primeiro plano trazendo notas de pão, um leve herbal e um frutado seco da abóbora acompanhado por um amargor baixo.

No aftertaste em compensação a cerveja ganha muito mais complexidade iniciando com a sensação de pão de mel, doce de abóbora e canela. Mas esta percepção mais adocicada logo dá espaço para notas de cravo e pimenta que aumentam a percepção de especiarias e até mesmo uma leve picância.

Esta é uma cerveja refrescante com final seco que apesar de começar de maneira simples ganha bastante complexidade e personalidade no decorrer da degustação.

Para harmonizar vou buscar contrastar a cerveja com o prato e aproveitar para mesclar o tema de halloween com nossa culinária nacional, então iremos harmonizar com uma porção de carne de sol acebolada.

A junção de carne de sol com abóbora já é famosa no Brasil e aqui vamos trocar a abóbora pela cerveja, com isso buscarmos quebrar o salgado da carne com o dulçor inicial da cerveja e usar as notas de especiarias que temos ao final para valorizar o sabor da carne.

Prost!

Fabrizio Guzzon

4 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com Post Road

  1. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!
    Essa tava no meu pacote na última compra online que ia fazer, mas no fim não rolou. Vou ter que dar outro jeito de tomar essas Pumpkin Ales e matar minha curiosidade.
    Abraço

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Daniel,
      Essa foi a primeira pumpkin que provei, agradou meu paladar mas ainda quero provar outros rotulos para ver se acho alguma com o doce de abobora mais proeminente…
      Abç
      Guzzon

      Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Fala Luquita.
      Sim, para esta semana estou colocando uma Stout na lista… pena que a ultima stout que tomei eu já escrevi, terei que procurar outra…. rsrs
      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.