Boa Cerveja-Feira…. com Old Rasputin

By | 28 de agosto de 2015

Esta semana iremos falar de uma cerveja que tem um secto de fãs, uma referencia a uma figura historicamente polêmica e frase inteligência, a Old Rasputin.

Produzida pela norte americana North Coast Brewing a Old Rasputin é uma Russian Imperial Stout que segue a tradição das cervejas do mesmo estilo que eram produzidas no século XVII e enviadas para os czares russos, e esta qualidade é comprovada pelas 14 medalhas de ouro que o rotulo ganhou em 18 anos e diversas competições.

2015.08.28 Old Rasputin Foto

Rasputin festejando com a família e a Elite Russa

O uso do místico russo Grigori Rasputin no rótulo é no mínimo interessante, pois Rasputin é uma figura muito conhecida por conta das inúmeras lendas e ocorrências estranhas em sua vida, sendo agraciado com a simpatia e confiança da czarina Alexandra Feodorovna o monge teve acesso não somente a corte russa, mas influenciou fortemente a família real, e com isso ganhou o desafeto de boa parte da elite russa.

Este desafeto com a elite rendeu ao velho Rasputin quatro tentativas de assassinato. As duas primeiras por envenenamento, a terceira em um fuzilamento e a quarta por espancamento. Mesmo assim ele saiu vivo destes quatro ataques, falecendo após o último ataque quando Rasputin foi jogado no rio Neva e tudo indica que sua morte foi causada por hipotermia.

Outro ponto curioso da rotulo é a frase em russo presente que significa “Um amigo sincero não nasce instantaneamente”, dando a entender que as amizades devem ser cultivadas, porem, não existe qualquer referencia que a esta frase tenha sido tida por Rasputin, é muito mais provável que seja uma frase da própria cervejaria.

Old Rasputin

Dados Técnicos:

2015.08.28 Old RasputinCerveja: Old Rasputin
Estilo: Russian Imperial Stout
Teor: 9,0%
País de origem: EUA
Embalagem: 355 ml

Ao servirmos a Old Rasputin vemos um líquido completamente negro com espuma bege persistente e de bolhas pequenas, que se agarra nas laterais do copo.

No aroma as notas de café surgem em primeiro plano seguido por notas de chocolate amargo, suaves notas alcoólicas que remetem a licor de café e notas de amêndoas. O lúpulo mesmo que discreto permeia o aroma.

Quando provamos encontramos uma cerveja de corpo alto e média carbonatação, enquanto que no paladar encontramos o sabor de café marcante, com notas de chocolate amargo, amadeirado e ao final uma suave presença de amêndoas, sempre acompanhado pelo amargor de torrefação .

No aftertaste as notas de café continuam presentes juntamente com o amargor torrado ainda mais intenso com final seco e aquecido.

A Old Rasputin é uma cerveja extrema, com notas marcantes de café, amargor torrado e final seco.

Para a harmonização, vou me manter dentro das harmonizações clássicas e vou sugerir que se forme uma dupla consagrada.

Proponho um brownie de chocolate para harmonizar por contraste com a Old Rasputin. Teremos o dulçor do chocolate contrastando com o amargor torrado da cerveja. A mistura do brownie com a cerveja cria uma sensação de cremosidade equilibrando o dulçor da sobremesa com as notas de café torrado, atingindo o equilíbrio e criando uma percepção única.

2015.08.28 Old Rasputin brownie

Prost!

Fabrizio Guzzon

6 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com Old Rasputin

    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Luquita,

      Essa breja é muito boa, merece mesmo, e a história do Rasputin é uma loucura… foi dificil pacas resumir tudo que tinha lido em poucas linhas… a vontade era escrever mais um monte de curiosidades.

      Abç
      Guzzon

      Reply
  1. Anselmo Mendo

    Essas cervejas que dão motivo para contarmos histórias geram ótimos textos, parabéns Guzzon. Acho que tem cervejas que a gente precisa colocar na agenda, “beber novamente daqui a 30 dias ou menos”, porque é uma tristeza deixá-las de lado. Estou atrasado com meu retorno a Old Rasputin!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Anselmo,
      Verdade, tem algumas cervejas que deveriam fazer parte da agenda mensal nossa… são muito boas. A Old Rasputin é um ótimo exemplo, umas das melhores Russian Imperial Stout que já provei… ao lado da RIS da Brewdog que tbm é muito boa.

      Abç
      Guzzon

      Reply
  2. Daniel Córdova

    Grande Guzzon!
    Preciso tomar de novo essa cerveja, faz muito tempo que provei. Problema é que tem tanta coisa na geladeira que fica difícil hehe
    Sabia que tinha alguma coisa por trás desse brownie que vc postou outro dia no FB. Deve ter ficado animal.
    Outro dia li sobre o Rasputin na wikipedia ou algum outro lugar. Muito bizarro, o cara tem mais vidas que um gato hahaha
    Abraço

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Daniel,
      O volume de cervejas na geladeira é um problema bom… rsrs.. se esta sem espaço para colocar mais garrafas esta ótimo… rsrsrs.

      O Brownie estava muito bom, tirei do forno e só esperei esfriar um pouco para já comer junto com a cerveja.

      E a história do Rasputin é muito foda… tem muita coisa que parece lenda, mas ele tinha uma mistura de sorte dele e azar dos outros que manteve ele vivo por um bom tempo, escapar de envenementos por conta da reação quimica entre o veneno e o alimento foi demais… por conta deste tipo de sorte é que ele tinha a fama de ser um mago ou ter pacto com entidades.

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.