Boa Cerveja-Feira…. com Ola Dubh 1991

Por | 3 de março de 2017

Esta semana vamos comemorar três anos da coluna Boa Cerveja Feira com garbo, elegância e ostentação com a Ola Dubh 1991.

Rótulo com as assinaturas, numeração da garrafa e data de envazamento

Apresentamos esta cerveja com um nome abreviado, dado que o nome completo é Ola Dubh 1991: Vintage Limited Edition Series, e é produzida pela conhecida Harviestoun, e falamos desta cervejaria na coluna da Ola Dubh 18, The Ridge e Broken Dial.

A Ola Dunh 1991 é uma edição limitada que usa como base a Old Engine Oil envelhecida por seis meses em barris do whisky single malt Highland Park, especificamente na safra de 1991 reconhecida como uma das melhores safras do whisky.

Além disso, foram produzidas somente 20.000 garrafas que são assinadas tanto pelo mestre cervejeiro da Harviestoun, Stuart Cail, como pelo mestre de madeira da Macallan, George Espie. A minha garrafa é a 00634 e foi engarrafa em Abril de 2013.

Ola Dubh 1991

Dados Técnicos:

Cerveja: Ola Dubh 1991
Estilo: Imperial Porter
Teor: 10,5%
País de origem: Escócia
Embalagem: 330 ml
Nota: 5,0

Ao servirmos vemos que a Ola Dubh 1991 se apresenta completamente negra e fechada. A espuma surge no momento que a cerveja é servida, logo depois ela abaixa deixando somente um fino alo ao redor do interior do copo.

No aroma encontramos notas licorosas que remetem a jabuticaba e ameixa seca, um alcoólico suave, notas amadeiradas, percepção de whisky e própolis. Enquanto que em segundo plano encontramos as notas maltadas que remetem a chocolate amargo, café e discreto caramelo.

Ao provarmos encontramos uma cerveja de corpo alto e baixa carbonatação, enquanto que no paladar temos o alcoólico com notas de madeira, whisky, frutas escuras, percepção licorosa e com amargor de torra bastante discreta. Em segundo plano temos leves notas de chocolate amargo, rum e alcaçuz.

O aftertaste da Ola Dubh 1991 trás percepções de whisky e amadeirado bastante evidentes e persistentes, junto com o aquecimento alcoólico.

A Ola Dubh 1991 é uma cerveja densa e com personalidade marcante. O envelhecimento em barris de whisky agrega notas de madeira e whisky que tornam a cerveja uma obra única.

Já estamos com uma cerveja de sabores marcantes e ostentando praticamente uma obra de arte, vamos buscar um prato que nos traga equilíbrio nestes dois quesitos.

Para isso eu preparei um corte de picanha de Black Angus ao ponto. As notas de madeira da cerveja completam o sabor da carne remetendo ao defumado, e as notas de malte e whisky são destacadas. Além de termos os mais de 10% de ABV da cerveja ajudando a limpar untuosidade da carne do paladar.

Corte de picanha black angus

Prost!

Fabrizio Guzzon

8 comentários para “Boa Cerveja-Feira…. com Ola Dubh 1991

    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Luquita!

      Valeu Bro! Um catálogo bacana e divertido se criar…. nada melhor que criar algo bebendo cerveja, ou beber cerveja para criar algo… rsrs

      Abç
      Guzzon

      Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Rica!
      O tempo passa e a gente nem percebe direito, mas é algo que eu gosto pra caramba de fazer então a coisa acontece de boa.

      Abç
      Guzzon

      Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Anselmo
      Mais um pouco entro com uso capião do meu pedacinho do site…. rsrsrsrs
      E a breja estava guardada para alguma ocasião bacana, e 3 anos de coluna me pareceu muito pertinente, e de fato dar 5 tampinhas é dificil para mim…. mas neste caso não tive dúvidas, a breja é fantástica.
      Abç
      Guzzon

      Responder
  1. Daniel Córdova

    Graaaande Guzzon!

    3 anos de coluna já? Que isso, hein, parabéns! Toda 6a-feira sem falta, isso que é compromisso.

    E que baita cerveja deve ser essa. Das Ola Dubh só tomei a 12 anos se não me engano e já foi algo bombástico. Uma das melhores cervejas que já provei. Nem imagino como deva ser essa 1991.

    Essa carne está uma bela de uma sacanagem.

    Abraço!

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Daniel!

      Depois que me deram o acesso ao site é coluna toda 6ª, o pessoal do Beercast querendo ou não…. rsrsrsrs
      A Breja é fantástica…. uma quantidade de notas aromáticas que a cada gole você acha algo novo. Estou com uma garrafa da 12 na geladeira… devo beber em breve.

      A carne estava de fato uma falta de respeito… esse negócio de picanha de black angus é diferente mesmo… uma peça de 1,5kg e inteira macia….

      Abç
      Guzzon

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*